Convivência com cães e gatos incentiva exercícios e diminui estresse, melhorando a saúde do coração

Estudos divulgados pela Harvard Heart Letter revelam que pets trazem benefícios à saúde cardiovascular de seus tutores. De acordo com pesquisadores, além de proporcionar conforto emocional, os animais de estimação podem diminuir o risco de doenças cardíacas. (Eis a íntegra – 4MB).

O dr. Rafael Amorim, cardiologista do Centro Especializado em Cardiologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, explica a influência positiva dos pets na redução de hormônios do estresse e no aumento de endorfinas. “Os pets, especialmente cães e gatos, oferecem benefícios emocionais e físicos únicos ao seu tutor. Eles criam um ambiente de bem-estar, reduzem o estresse e incentivam hábitos mais saudáveis, como a prática de exercícios físicos”, diz.

A atividades com animais domésticos estimula a liberação de ocitocina, contribuindo para a saúde do coração ao reduzir pressão arterial e frequência cardíaca. Donos de cães, por exemplo, tendem a ser mais ativos, caminhando cerca de 20 minutos a mais diariamente.

Além dos benefícios físicos, a convivência com pets também promove melhorias na saúde mental, essenciais para o bem-estar cardiovascular. De acordo com American Heart Association, cerca de 95% dos tutores sentem alívio do estresse ao interagir com seus animais.

Em março, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz iniciou um programa de visitas terapêuticas de cães aos pacientes. O projeto é uma parceria com a ONG Patas Therapeutas que tem o objetivo de humanizar o ambiente hospitalar e proporcionar conforto emocional.