Projeto voltado à educação em saúde transforma conhecimento científico em conteúdo acessível para profissionais e comunidade
Dourados (MS) – Em meio à expansão das plataformas digitais e à necessidade de combater a desinformação em saúde, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), administrado pela HU Brasil, encontrou no formato podcast uma forma de aproximar o conhecimento científico produzido no hospital da sociedade.
Criado em maio de 2023 pela Unidade e-Saúde, o podcast “Ensina Aí” surgiu com o objetivo de transformar temas técnicos em conversas acessíveis para profissionais, estudantes e a comunidade.
De acordo com o chefe da Unidade de e-Saúde do HU-UFGD, André Rogerio, a ideia nasceu da percepção de que grande parte do conhecimento produzido dentro do hospital acaba restrito ao meio acadêmico.
“Percebemos que o hospital produz muito conhecimento por meio da assistência, do ensino e da pesquisa, mas muitas vezes esse conteúdo fica restrito aos espaços acadêmicos. O podcast foi pensado justamente para transformar esses conhecimentos em conversas acessíveis”, explica.
Segundo ele, o projeto também foi criado para discutir temas relevantes que estão em evidência na sociedade, sempre com base em evidências científicas e com a participação de profissionais qualificados.
Diversidade de temas e séries especiais
Desde o lançamento, o “Ensina Aí” já publicou mais de 40 episódios, abordando uma ampla variedade de temas relacionados à saúde, formação profissional e políticas públicas.
Entre os assuntos discutidos estão prevenção e promoção da saúde, saúde mental, saúde da mulher, doenças prevalentes e campanhas de saúde, formação de profissionais da saúde, residência e ensino em saúde, pesquisa científica, saúde indígena e inclusão e diversidade na saúde. O projeto também desenvolveu séries temáticas, que aprofundam debates sobre assuntos específicos. Entre elas estão:
· Por elas: voltada à saúde da mulher e à discussão sobre mortalidade materna;
· Mba’eichapa: com foco em saúde indígena;
· Hu como Espaço de Formação: que apresenta diferentes profissões da área da saúde.
Evolução e consolidação do projeto
Ao longo dos episódios, o projeto passou por uma evolução significativa, tanto na diversidade de convidados quanto no alcance do conteúdo. A iniciativa ampliou a participação de especialistas, professores, residentes e profissionais do próprio hospital. Também passaram a ser produzidos episódios especiais relacionados a campanhas de saúde, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.
Para André Rogerio, o podcast se firmou como um importante canal institucional de diálogo com a sociedade. “O Ensina Aí se consolidou como um espaço institucional de educação em saúde, fortalecendo também a divulgação das ações do HU-UFGD. ”
Além de ampliar o acesso à informação, o podcast também fortalece a divulgação científica produzida dentro da instituição. Para o gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, Thiago Pauluzi Justino, “iniciativas como essa permitem traduzir conhecimento científico em uma linguagem acessível, ajudando a população a compreender melhor temas de saúde, tomar decisões mais informadas e combater a desinformação”.
O “Ensina Aí” está disponível gratuitamente no canal oficial no YouTube, (clique aqui) permitindo que qualquer pessoa tenha acesso ao conteúdo a qualquer momento.
Sobre a HU Brasil
O HU-UFGD faz parte da Rede HU Brasil desde setembro de 2013. Criada por meio da Lei nº 12.550/2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a HU Brasil nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. É responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil.














