Nestes 31 dias do mês de agosto, 18 douradenses perderam a vida para o coronavírus (Covid-19) e 1.241 testaram positivo. O balanço tem como base dados disponibilizados diariamente pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e pelo comitê local de Gerenciamento da Crise do Coronavírus.
Além de moradores de Dourados, 15 pessoas residentes em cidades que pertencem a macrorregião também morreram vítima da Covid-19 em hospitais do município neste mês. Desde o início da pandemia, 73 moradores locais vieram a óbito e 37 de outras localidades morreram na cidade após complicações de saúde causadas pela nova doença.
Apesar da quantidade de óbitos por coronavírus continuar sendo expressiva em Dourados em agosto, em comparação com mês de julho – o mais letal com 29 mortes – houve uma redução de 38%. Em todo Mato Grosso do Sul foram 486 óbitos por Covid durante este mês. No total, 862 sul-mato-grossenses morreram pela doença desde o começo da pandemia.
No que diz respeito a frequência de confirmações de novos casos de coronavírus, Dourados voltou a apresentar altas nas médias diárias nas últimas duas semanas.
Enquanto a terceira semana de agosto a média móvel fechou em 43,1 – alta de 50% em relação à semana anterior, a quarta semana deste mês foi para 47,2, que corresponde a um novo aumento, desta vez de 10%. As mudanças no decorrer das semanas podem ser observadas no gráfico.
Crédito: Wender Carbonari/Dourados News
Em decorrência do aumento de novos casos registrados, dos óbitos e do nível de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Dourados passou para bandeira vermelha na classificação estadual do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia).
A maior cidade do interior do Estado foi um dos 17 municípios de Mato Grosso do Sul que apresentam aumento no grau de risco de contágio pelo coronavírus no estudo divulgado na sexta-feira (28).
Fonte: Dourados News