Polícia Militar Ambiental de Batayporã recebe denúncias e autua usina sucroenergética em R$ 100 mil por incêndio em lavoura de cana, atingindo matas protegidas
A Polícia Militar Ambiental está intensificando as fiscalizações preventivas e repressivas aos incêndios neste período seco na operação Focus. Durante o desenrolar da operação e o tipo de fiscalização desenvolvido, as pessoas passaram a denunciar mais os incêndios, tanto urbanos como rurais, inclusive, alguns ocorridos há algum tempo.
Nesta quinta-feira (8), policiais militares ambientais de Batayporã receberam denúncias, de que teria ocorrido um incêndio de grandes proporções em uma área plantada de cana-de-açúcar e vegetação nativa no município de Nova Andradina em uma fazenda arrendada para uma usina sucroenergética da região.
Os Policiais foram ao local onde teria ocorrido o incêndio e durante a vistoria constataram a veracidade da denúncia, porém, o incêndio teria ocorrido a algum tempo.
Dessa forma, a PMA utilizou técnica de superposição de imagens de satélites e constatou que o fato ocorreu no mês de março deste ano. Com uso de GPS foi realizada a aferição das áreas atingidas pelo fogo.
Foram queimados 40,08 hectares de canavial, lavoura esta que já havia sido colhida. Da cana, o fogo atingiu mais 8,74 hectares de área de Reserva Legal da propriedade e 1,26 hectare de vegetação do bioma Mata Atlântica.
Fonte: Dourados News