O Rio Dourados subiu dois metros por conta das chuvas acima da média na região e, com isso a Defesa Civil está em alerta. Como mostrado pelo Dourados News, as chuvas na maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul já superaram o estimado para todo o mês que é de 163,2 mm e o total chega a 202,5, conforme o Guia Clima Embrapa.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ademir Martins, equipe esteve nesta quinta-feira (21), na estação de captação de água do Rio Dourados, na BR-163 e por meio de análises, constatou o maior volume de água.
Martins cita que como as chuvas tem ocorrido com certo “espaçamento” de tempo, a situação no local não representa transtornos até ao momento, no entanto, as equipes tem feito o trabalho preventivo.
“Como as chuvas não tem sido com intensidade, por longos períodos, o nível não avançou ao ponto de outras intervenções, mas estamos acompanhando, em sistema de plantão, até pela previsão do tempo que indica mais chuva na região”, disse.
Na área urbana, as equipes também estão atuando preventivamente. Conforme o coordenador, pontos que estão sendo monitorados atualmente são os entornos do córrego Rego D’Agua, região do Grande Cachoeirinha e o Jardim Pantanal.
O Climatempo indica que em Dourados pode chover nesta sexta-feira (22), sendo a probabilidade de 90%. Para o fim de semana, a previsão também indica pancadas de chuva, com probabilidade em média de 80% para o sábado (23) e para o domingo(24).
Fonte: Dourados News