Relatório da Polícia Federal apontou que a facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) montou na fronteira do Paraguai com o Brasil, mais especificamente na região de Ponta Porã, que fica a 346 quilômetros de Campo Grande, um quartel general com cerca de 174 membros.

A maioria dos membros teria saído do estado de São Paulo, sendo que a descoberta teria se dado depois da apreensão de um celular de um dos membros, Edimar da Silva Santana, o Arqueiro. No aparelho estava um arquivo com o nome ‘Levantamento dos irmãos do Paraguai’.

No topo da lista está o nome de Giovani  Barbosa da Silva, o Bonitão, liderança do PCC (Primeiro Comando da Capital) que foi removido para o Presídio Federal de Catanduvas (PR), depois de ser preso em Ponta Porã quando visitava uma de suas mulheres.

Logo abaixo do nome de ‘Bonitão’ está o nome de Edimar, segundo informações passadas ao Portal UOL. Em seguida aparece o nome de Jhony, da capital paulista, e outro apelidado de Japa, de Araçatuba, interior de São Paulo, que atuava na zona leste paulistana.

Ao lado dos nomes ou apelidos estão as funções que cada um exerce, segundo o apurado pelo Portal UOL. A PF confirma que Coringa era o principal nome da facção paulista no Paraguai.

Prisão de ‘Bonitão’

Giovanni foi alvo da Operação Exílio da Polícia Federal, que ocorreu em Ponta Porã e São Bernardo do Campo (SP). Na operação, um membro do PCC que estava foragido de São Paulo chegou a ser preso. No cumprimento dos mandados de busca apreensão, foram apreendidos 14 granadas, 4 fuzis, 2 pistolas Glock, 250 quilos de maconha e R$ 50 mil em espécie.

Também foram apreendidos 7 carros de luxo, entre eles uma Mercedes e uma Range Rover. Segundo a Polícia Federal, o armamento seria usado em uma empreitada do PCC, mas não foram revelados mais detalhes. O grupo foi investigado por aproximadamente três meses, após a quadrilha ser descoberta por conta de uma grande movimentação de carros luxuosos na casa dos alvos. Giovanni conseguiu driblar a polícia e ficou foragido. No entanto, acabou preso no dia de janeiro deste ano.

Fonte: MidiaMax