Dourados atingiu neste sábado (13) o índice de 100% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo a prefeitura, o limite foi alcançado nas vagas gerais e para pacientes confirmados, suspeitos ou em recuperação do novo coronavírus.

Esse cenário ocorre em meio a 22 UTI’s ocupadas por pessoas diagnosticadas com a doença, sete com casos suspeitos, e cinco de pós-Covid-19. 

Em relação às unidades de terapia intensiva gerais da rede de saúde pública, para pacientes atendidos com outros diagnósticos, as 37 vagas estão ocupadas hoje. 

Mais cedo, ao atualizar o quadro da pandemia em Dourados, a administração municipal detalhou que dos 19.368 casos confirmados do novo coronavírus, além dos 238 óbitos, 18.214 correspondem a pacientes recuperados, 878 em isolamento domiciliar e 59 internados, dos quais 22 em enfermarias e 37 em leitos de UTI. 

No caso das internações, as enfermarias públicas têm cinco leitos ocupados por moradores locais e cinco por residentes em outras localidades. Já os privados têm 10 douradenses e duas pessoas vindas de fora. 

Quanto às UTI’s, o SUS acolhe 13 pacientes de Dourados e sete de cidades vizinhas, enquanto a rede particular presta atendimento a 10 locais e sete de fora.

Fonte: Dourados News