Dados do Vacinômetro disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, atualizados às 9h deste domingo (28), revelam que Dourados vacinou 25.127 pessoas contra o novo coronavírus. Desse total, 18.036 somente com a primeira dose e 7.091 com as duas.
Entre indígenas aldeados, público-alvo da campanha de imunização que tem sido atendido pelo DSEI-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul), 6.328 foram vacinados.
Já nos demais grupos, sob responsabilidade da gestão municipal, foram imunizados 5.604 trabalhadores de saúde, 2.474 pessoas de 75 a 79 anos, 2.438 idosos de 80 anos ou mais, 1.053 de 70 a 74 anos, 109 idosos em instituições de acolhimento, e 30 deficientes também acolhidos.
O Vacinômetro revela ainda que foram enviadas 56.352 doses de vacinas contra o novo coronavírus para a maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul.
A Prefeitura de Dourados tem um sistema de transparência da vacinação, instituído por determinação do prefeito Alan Guedes (PP), que através do Decreto nº 37 de 20 de janeiro de 2021, determinou a divulgação semanal de listas com nomes das pessoas imunizadas.
Pela norma, compete à Secretaria Municipal de Saúde, independente de requerimento, fornecer, semanalmente, à Assessoria de Comunicação do Município de Dourados, planilha com todas os nomes das pessoas vacinadas no município, a fim de serem divulgados na página oficial da Prefeitura na Internet.
Quanto à periodicidade de divulgação, o decreto indicava que seria ampliada de semanal para mensal “a partir do momento em que a cobertura vacinal local atingir 50% da população, e, bimestral quando atingir 70% da população de Dourados”.
No entanto, a mais recente divulgação data do dia 6 de março. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, houve problemas técnicos. “No dia 12/03 seria a próxima, mas um dos servidores da prefeitura apresentou problemas na sexta-feira deixando alguns serviços do site fora do ar. A equipe técnica vem trabalhando desde então para reestabelecer os serviços. A prefeitura informa que está tomando todas as providências para que a situação se normalize o quanto antes e possamos alimentar o sistema”, alegou.
Fonte: Dourados News