Correio do Estado

Campo Grande vacina também pessoas com 59 anos nascidas de janeiro a julho, profissionais da saúde com 35 anos e pessoas comorbidades

O domingo será de repescagem na Capital, e pessoas com 60 anos podem procurar as unidades de saúde para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Campo Grande vacinará também pessoas com 59 anos anos completos e que comemoram aniversário entre janeiro e julho neste domingo (25). Nessa etapa, será aplicada a vacina Astrazeneca. 

O atendimento acontece durante todo o dia em cinco pontos da Capital.

Além deste novo público, continuarão sendo imunizados com a primeira dose de Astrazeneca os trabalhadores da saúde de 35 anos ou mais.

Para a Sesau, os trabalhadores da área da saúde são aqueles que atuam em clínicas de diagnóstico, laboratórios, farmácias, consultórios, clínicas veterinárias, centros de tratamento oncológico e pequenos hospitais.

 Também receberão a primeira dose do imunizante, pessoas com 18 anos ou mais com as seguintes comorbidades ou condições:

  • Deficiência visual;
  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência intelectual;
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA);
  • Paralisia cerebral;
  • Oncológicos com doença ativa em tratamento;
  • Renais Crônicos;
  • Traqueostomizados.

Campo Grande recebeu na sexta-feira (23), aproximadamente 15,8 mil doses de vacinas, sendo 12.740 da Oxford-Astrazeneca e 3.070 da Coronavac, para dar continuidade a vacinação da população. Todas as doses de Coronavac estão sendo contingenciadas para a aplicação da segunda dose.

A Sesau informa que pessoas com a segunda dose da Coronavac agendada deverão aguardar novo chamamento. 

Confira os locais que estarão disponíveis para a vacinação contra a Covid em Campo Grande, nesta sexta. 

Locais para a 1ª dose

  • Guanandizão – 17h às 17h
  • Drive-thru no Parque Ayrton Senna – 7h30 às 17h
  • Drive-thru no Albano Franco – 7h 30às 17h
  • IMPCG – Rua Orfeu Baís, 77 – 7h às 16h30
  • Cassems – Rua Príncipe Ranier, 48 – 17h às 17h

Últimas Notícias

A  orientação é para que as pessoas fiquem atentas ao calendário de imunização e compareçam ao ponto de imunização munidas de um documento de identificação. Quem for tomar a segunda dose, deve apresentar comprovante de recebimento da primeira.

Caso o paciente não tenha o impresso, é possível ter acesso a carteirinha de vacinação digital, através do site: vacina.campogrande.ms.gov.br.

Profissionais da educação e pessoas de 55 à 59 anos

Está liberado o cadastramento de trabalhadores da educação e pessoas acima de 55 anos no sistema de identificação prévia para vacinação contra a Covid-19.

Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), se classificam dentro do público de “trabalhadores da educação”, todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico (creche, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e do ensino superior.

A vacinação deste público ainda não tem data definida.

CADASTRO DE VACINAÇÃO

A Sesau reforça ainda que para facilitar o atendimento no ato da vacinação, o paciente deve realizar o cadastro no sistema de identificação, aqui. É necessário preencher um questionário com dados pessoais e um documento oficial com foto para ambos. No caso de profissionais de saúde, anexar um comprovante de vínculo que pode ser a imagem da carteirinha do conselho de classe ou holerite.

Importante ressaltar que o cadastro não é um agendamento, somente auxílio o processo de vacinação para evitar aglomerações.

PASSO A PASSO: 

1- Acesse o site vacina.campogrande.ms.gov.br e clique em “+identificar”;

2-Selecione o campo em que se enquadra e clique em “Continuar”, repita até ter terminado de informar todos os dados;

3- Antes de finalizar a identificação, será necessário enviar documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);  

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informará através desse sistema a data e o local de vacinação de quem se identificou. A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir se identificar pela internet poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios. 

WHATSAPP PARA DÚVIDAS

A Sesau disponibilizou canal para tirar dúvidas sobre o calendário e os locais de vacinação contra a Covid-19. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, através do número (67) 98432-7588.

Vacinômetro

plataforma disponibiliza em tempo real qual é a situação no processo de imunização em cada município do Estado.

As pessoas podem informar-se a respeito quantas doses foram aplicadas (dose 1 e dos 2); percentual de vacinados; percentual de imunizados; grupos que já receberam a vacina; entre outros.

Segundo dados da ferramenta, 637.058 doses já foram aplicadas no Estado.

Fonte: Correio do Estado