A campanha de vacinação contra influenza inicia a segunda etapa na terça-feira (11) com imunização de idosos com mais de 60 anos e professores. Nas três fases da campanha a meta é aplicar 104.896 doses, mas a procura pela vacina segue baixa, por isso, a Sems (Secretaria Municipal de Saúde) faz o alerta para que a população do grupo prioritário procure as unidades.
Nesta primeira fase que teve como alvo crianças (6 meses até menores de 6 anos), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde, apenas 8.195 pessoas tomaram a vacina.
“Com a pandemia do novo coronavírus, a imunização contra a gripe se tornou mais importante. A vacina deixa o sistema imunológico 80% protegido contra cepas do vírus influenza, que também provoca internações e pode sobrecarregar a saúde”, explica o secretário Edvan Marcelo Marques.
A vacina da gripe não diminui o risco de contágio por coronavírus, mas evita que o vírus influenza sobrecarregue o sistema respiratório. Os grupos prioritários são definidos pelo Ministério da Saúde com base na vulnerabilidade de cada um. Quem está no grupo da primeira fase e porventura ainda não se vacinou, pode procurar uma das unidades.
A terceira fase, entre 9 de junho e 9 de julho, abrangerá integrantes das Forças Armadas, de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.
Locais para vacinação da influenza em Dourados
– Novo Horizonte
– Seleta
– Cuiabazinho
– Vila Hilda
– Campo Dourado
– Carisma
– Piratininga
– Chácara dos Caiuás
– Maracanã
– Cabeceira Alegre
– Parque das Nações II
– Jockei Clube
– Guaicurus
– Bem Te Vi
Distritos
– Itahum
– Vila Vargas
– Macaúba
– Formosa
– Indápolis
– Vila São Padro
– Panambi
Reseva Indígena
– Bororó I
– Bororó II
– Jaguapiru I
– Jaguapiru II
Fonte: Dourados News