Decreto 355 publicado na edição de hoje (18/5) do Diário Oficial do Município prorroga medidas restritivas já existentes em combate ao coronavírus e mantém fechados os parques e praças de Dourados.
A medida tem validade a partir de quarta-feira (18/5) e segue até o dia 25 de maio.
Segundo o novo documento assinado pelo prefeito Alan Guedes (PP) e o procurador-Geral do Município, Paulo Cezar Nunes da Silva, o toque de recolher permanece como na semana passada, entre 21h e 5h.
O horário é definido pelo Prosseguir, ferramenta criada pelo Governo do Estado para monitorar as cidades sul-mato-grossense e classifica-las de acordo com o grau de risco de infecção da doença.
Atualmente Dourados encontra-se em bandeira vermelha, um dos mais altos para o contágio.
Ainda conforme o decreto, comércio continua funcionando entre 8h e 18h de segunda a sexta e até as 16h aos sábados. Já os supermercados estão aptos a abrirem todos os dias até as 21h.
Igrejas, cinema e academias continuam autorizadas a realizarem as ações, desde que respeitada o percentual de público e as medidas de biossegurança estabelecidas pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus.
Proibição
Além de parques e praças, as atividades de bibliotecas, museus, teatros, saunas e espaços kids em estabelecimentos comerciais como restaurantes, lanchonetes e bares estão proibidos.
A comercialização de bebidas alcoólicas, mesmo que por delivery, continua sem poder ser realizada após as 21h.
Números
De acordo com boletim epidemiológico mais recente publicado hoje (18) pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, a mais populosa cidade do interior totalizou desde o início da pandemia, 29.602 pessoas infectadas e 468 mortes.
Atualmente, 27.431 moradores são considerados recuperados da doença, enquanto 1.608 cumprem isolamento domiciliar e 147 estão internados nos hospitais do município.
Desses, 72 ocupam leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com 46 pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo a prefeitura, atualmente 35 pessoas estão na fila de espera por vaga.
Fonte: Dourados News