A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou na manhã desta sexta-feira uma cerimônia em alusão ao aniversário de 71 anos da Brigada Guaicurus. A solenidade aconteceu na base de Comando com ampla presença de autoridades e representantes da sociedade civil de Dourados. 

Apenas o General Eduardo Tavares Martins proferiu discurso enfatizando a importância histórica da Brigada para a defesa das fronteiras e em trabalhos estruturais no Estado. “Uma história bonita e vitoriosa. […] É uma região importante e estratégica para o país”, disse o comandante.  

Durante entrevista realizada no gabinete, o General Eduardo falou, entre outros assuntos, sobre a relevância da localização da Brigada em solo sul-mato-grossense. 

“O sentimento é de muita alegria. A Brigada tem uma história exitosa desde a época em que aqui ainda era Mato Grosso. A história do Exército aqui na região se confunde com a história do Brasil e com a história do próprio Estado de Mato Grosso do Sul”, disse o General. 

Durante os rituais de cerimônia de aniversário foram feitas homenagens, histórias marcantes do exército da fronteira foram relembradas, foi feita a leitura da “Oração do Guerreiro do Pantanal” e, ao final, um desfile foi realizado com soldados e comandantes de pelotões.  

AMIGOS DA 4ª BRIGADA

No início das atividades, algumas autoridades e representantes de entidades receberam uma homenagem chamada de “Amigos 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada”.

Coronel Diretor do DOF Marcos Paulo Gimenez; a reitora da UFGD, Mirlene Ferreira Macedo Damázio; Sebastião José Moreno Gama, Gerente do escritório Regional da Pupex; O promotor de justiça, Luciano Anechini Lara Leite; Luiz Carlos Relíquias da Silva, Coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Banda Marcial Cristo Redentor.

No palanque estavam diversos representantes de entidades importantes em Dourados, como: Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados); Polícia Militar; Guarda Municipal de Dourados, promotoridas de justiça; UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); Uems (Universidade Estadual da Grande Dourados); IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul); Anhanguera; CTG Querência do Sul; Rotary Club e Sindicato Rural.

Fonte: Dourados News