Agência Câmara de Notícias

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1255/20, que suspende a obrigatoriedade de apresentação de quaisquer certidões negativas de débito ou relativas à Dívida

Ativa da União dos prestadores de serviços contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foi aprovado o parecer favorável do relator, deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ). “Deixar de exigir essas certidões temporariamente, neste momento de crise, não significa o apagamento de eventuais dívidas ou pendências, mas sim a habilitação dessas instituições de saúde para contratar com o SUS e ter acesso a linhas de crédito vitais para a continuação de suas atividades”, disse.

Luiz Antonio Teixeira Jr. lembrou que, por motivos semelhantes, em julho de 2020, ainda no início da pandemia de Covid-19 no País, houve prorrogação por três meses do prazo de validade desses documentos.

“Naquela época ninguém imaginava que a situação fosse se prolongar por tanto tempo”, comentou.

Conforme a proposta, de autoria dos deputados Pedro Westphalen (PP-RS), Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e Dra. Soraya Manato (PSL-ES), a suspensão das certidões valerá a partir da publicação da futura lei e enquanto durar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia de Covid-19.

A proposta deverá permitir, dizem os autores, a queda nas taxas de juros para hospitais e instituições de saúde.

“A redução dos juros ajudará o fluxo de caixa durante a pandemia e favorecerá a contratação de profissionais e a compra de medicamentos, materiais e equipamentos de proteção individual”, afirmaram os deputados no documento que acompanha a proposta.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.https://web.facebook.com/plugins/like.php?action=like&app_id=&channel=https%3A%2F%2Fstaticxx.facebook.com%2Fx%2Fconnect%2Fxd_arbiter%2F%3Fversion%3D46%23cb%3Df37935323f05ef8%26domain%3Ddouradosagora.com.br%26is_canvas%3Dfalse%26origin%3Dhttps%253A%252F%252Fdouradosagora.com.br%252Ff297afa336ba534%26relation%3Dparent.parent&container_width=130&font=arial&height=25&href=https%3A%2F%2Fdouradosagora.com.br%2Fnoticias%2Fpolitica%2Fdispensa-de-certidao-negativa-de-debito-para-os-prestadores-de-servicos-ao-sus&layout=button_count&locale=pt_BR&sdk=joey&send=false&share=false&show_faces=false&width=90Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

Teixeira Jr.: “Fim da exigência não significa apagamento de dívidas”

Fonte: Dourados Agora