O lançamento da missão tripulada Crew-3, parceria da Nasa com a SpaceX, foi adiado para evitar o mau tempo, informou a agência espacial americana neste sábado (30). De acordo com o anúncio, há previsão de tempestade com ventos e ondas fortes ao longo da rota de voo da nave.
Originalmente, o lançamento estava programado para ocorrer neste domingo (31) a partir do Centro Espacial John F. Kennedy, na Flórida. O objetivo da missão é levar quatro astronautas a bordo da nave espacial Crew Dragon Endurance à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Agora, o voo está previsto para ocorrer por volta das 1h10 (EDT) da madrugada de quarta-feira (3), ou seja, às 2h10 no horário de Brasília. A expectativa é de que haja 80% de condições climáticas favoráveis para isso.
Tudo saindo como planejado, a missão Crew-3 marcará o 129º lançamento de um foguete Falcon e a 93ª recuperação do primeiro estágio dele.
Missão Crew-3: objetivos
A missão Crew-3 é comandada pelo americano Tom Marshburn e levará ao espaço outros dois astronautas da Nasa, Raja Chari e Kayla Barron, e o alemão Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).
Os astronautas da Crew-3 encontrarão brevemente seus colegas da missão anterior Crew-2: Shane Kimbrough, Megan McArthur, Akihiko Hoshide da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) e o astronauta Thomas Pesquet da ESA. Afinal, eles programam retornar à Terra ainda no início de novembro.
Após o curto encontro, a tripulação da Crew-3 estará sozinha focada em desenvolver suas pesquisas científicas nas áreas de Ciências dos Materiais, Saúde e Botânica. Especificamente, no cultivo de plantas no espaço sem o uso de terra e a construção de fibra ótica em microgravidade.
Não menos importante, se os planos forem executados, os astronautas da Crew-3 vão receber visitantes de duas missões espaciais turísticas: os civis a bordo da nave russa Soyuz, no fim de 2021, e a tripulação da Space-X Axiom, em fevereiro de 2022.
No total, a tripulação da Crew-3 passará seis meses a bordo da Estação Espacial. A estimativa é que eles retornem à Terra no fim de abril de 2022.
Com informações da Nasa e Space.com.
Fonte: Olhar Digital