Credito: Divulgação/AJI

Começa às 8 horas da manhã deste sábado (11) a ação voluntária de plantio de árvores nativas às margens do Córrego Jaguapiru, localizado na Reserva Indígena de Dourados, onde mais de 15 mil indígenas residem nas aldeias Jaguapiru e Bororó.  

A atividade voltada a revitalização de trecho de quase sete quilômetros de extensão faz parte do Projeto Jaguapiru YVY PORÃ, executado com recursos do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) distribuídos pelo Governo Federal.

Os organizadores, formado por integrantes da AJI (Ação dos Jovens Indígenas) e da AMID (Associação de Mulheres Indígenas de Dourados), estiveram às margens do Córrego nesta sexta-feira (11) para realizar a limpeza dos locais onde serão plantadas as 3.128 mudas de mais de 40 espécies nativas. 

Ao Dourados News, o coordenador do grupo de apoio Itacir Pastore, 57, explicou que o projeto de revitalização acontece em áreas indígenas de todo país e que esta é a terceira edição realizada na Reserva Indígena de Dourados.

Já o presidente da AJI, Nilsimar Cabreira Morales, 41, destacou o aspecto educacional desta ação em uma área indígena habitada por grande significativa de jovens e crianças nascidas após os anos de intensa degradação ambiental nesta região.  

“Para nós, árvore é vida. A gente quer mostrar que o desenvolvimento pode ser sustentável. Principalmente para as crianças e jovens que precisam desta conscientização, valorizar a natureza. Assim, além de revitalizar, o projeto serve com educação ambiental”, disse Nilsimar. 

Fonte: Dourados News