Um meteoro que causou um tremor de terra no dia de Ano Novo em Pittsburgh, segunda cidade mais populosa do estado americano da Pensilvânia, arrebentou na atmosfera com uma explosão de energia equivalente a cerca de 30 toneladas de TNT (ou trinitrotolueno, um composto sólido e amarelo muito utilizado como explosivo militar e em demolições).
De acordo com o publicado pela Nasa na página Meteor Watch no Facebook no domingo (2), uma “suposição razoável” da velocidade do meteoro a cerca de 72,4 mil km/h permitiria uma estimativa de seu tamanho como cerca de um metro de diâmetro com uma massa próxima a meia tonelada (454 kg).
“Estamos cientes de numerosos relatos de cidadãos e meios de comunicação sobre estrondo sônico ouvidos no oeste da Pensilvânia alguns minutos antes das 11:30 do dia 1 de janeiro”, diz a publicação, acompanhada de uma imagem de satélite.
Nasa afirma que meteoro tinha 100 vezes o brilho da Lua cheia
Uma estação de infrassom próxima registrou a onda de explosão do bólido quando se partiu, permitindo as estimativas. Segundo o post, se não fosse pelo tempo nublado, o meteoro teria sido facilmente visível no céu diurno — com talvez cerca de 100 vezes o brilho da Lua cheia.
Shannon Hefferan, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse ao Tribune-Review que os dados do satélite registraram um flash sobre o condado de Washington pouco antes das 11h30 do sábado (13h30, pelo horário de Brasília), e naquele momento as autoridades já suspeitavam que era o estrondo devido a um meteoro “caindo pela atmosfera”.
Segundo Hefferan, um evento semelhante ocorreu em 17 de setembro no Condado de Hardy, na Virgínia Ocidental.
Moradores de South Hills e outras áreas relataram que ouviram um barulho alto, sentido suas casas tremendo. As autoridades do condado de Allegheny confirmaram que não havia atividade sísmica, nem trovões ou raios, o que reforça que os tremores foram causados pelo meteoro.
Fonte: Olhar Digital