Profissionais da educação reivindicam quase 60% de percentuais anuais do piso nacional do magistério que ainda não foram incorporados aos salários
O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted) convocou os educadores da rede municipal de ensino para a sessão de abertura do ano legislativo da Câmara Municipal. Os professores reivindicam reajuste de 33,24% do piso nacional do magistério, estabelecido pelo Ministério da Educação.
Os educadores cobram valorização profissional por parte do prefeito Alan Guedes (PP). Segundo o sindicato, os profissionais acumulam perdas salariais relativas a reajustes do piso do magistério desde o ano de 2017, que somadas atingem o percentual de 26,48%. Com isso, a defasagem da tabela salarial dos educadores somadas ao índice do piso de 2022 chega a quase 60%.
Na última sessão do ano passado, a gestão havia encaminhado um projeto de lei que concedia reajuste linear de 5% para todos os servidores do município, mas a proposta foi retirada de pauta, após manifestação contrária dos servidores que estavam no plenário, alegando que não houve negociação com os servidores a respeito desse percentual.
Nesta sexta-feira (4), a Casa de Leis confirmou a presença do prefeito Alan Guedes na sessão solene de segunda-feira (7), a partir das 13h30. O chefe do executivo discursará da tribuna da câmara.
Em seguida, acontece a primeira sessão ordinária do ano, onde entre as pautas previstas está a eleição da mesa diretora.
O evento é aberto ao público, sendo obrigatório o uso de máscara de proteção individual.
As aulas na rede municipal de ensino começam no próximo dia 14 de fevereiro, com atividades presenciais.
Fonte: Dourados Agora