Mato Grosso do Sul está com 100% dos casos de covid como sendo da variante Ômicron, segundo informou ao Midiamax o secretário de Saúde, Geraldo Resende. O dado foi confirmado por infectologistas, que estiveram no estado neste fim de semana e também nessa segunda-feira (7).

“Estes infectologistas renomados estiveram aqui conosco e analisaram 94 amostras, colhidas em Mato Grosso do Sul, nos meses de dezembro e janeiro. Eles inclusive levaram o restante para análise em Minas Gerais e vão fazer um trabalho semelhante em Goiás também”, afirmou Resende. 

De acordo com o secretário, amostras anteriores foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, porém, houve atraso na entrega do resultado. “Tem amostras enviadas em julho e que ainda não tivemos resposta. É por isso que foi muito importante a presença destes profissionais aqui e agora podemos discutir um panorama, com 100% dos casos de covid como sendo da Ômicron”, ressaltou.

Até a última sexta-feira (4) a Secretaria Estadual de Saúde (SES) aguardava o posicionamento sobre a análise de amostras, porém, também não recebeu os resultados. 

Fonte: midiamax