Que tal um Hyundai Creta usado? Quando chegou ao Brasil em 2017, o SUV conquistou o mercado e chegou a ser o mais emplacado do Brasil. Após a chegada da segunda geração, que estreou o motor 1.0 turbo (leia aqui a avaliação), sua primeira geração passou a ser uma alternativa ainda mais interessante de carro usado – principalmente pela baixa manutenção, mas também para quem queria um SUV da marca e não curtiu o novo e ousado visual (o design do antecessor foi mantido apenas na versão básica Action 2022, de R$ 102.990).
Fabricado em Piracicaba (SP), o Creta usa a plataforma do Hyundai Elantra e do Kia Soul. Agrada pela qualidade construtiva e pelo bom espaço, além de ter um porta-malas de bons 431 litros – maior que o do Tracker antigo (306) e o do Renegade (320). “Eu tinha um Hyundai HB20X e confiava na marca. Comprei o SUV pelo design imponente”, conta Diógenes de Oliveira, um dos proprietários consultados.
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O Creta de primeira geração tinha motores 1.6 e 2.0, com câmbios manual de seis marchas ou automático de cinco. Curioso é que esses dois motores “antigos” ainda seguem em linha: enquanto o 2.0 equipa a versão de topo, o 1.6 está hoje apenas na configuração Action, de design antigo, que citamos acima. A manutenção de um Hyundai Creta usado é bem descomplicada: “Não é uma mecânica difícil de mexer, tampouco este SUV apresenta algum problema crônico”, comenta o mecânico Rodrigo Marinho Alves, da Gade Automotive.
O acabamento é simples, mas os comandos ficam à mão e a central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay é fácil de usar – e não está disponível no Action 2022
Segundo o profissional, é essencial atentar para a troca do óleo sintético do motor de um Hyundai Creta usado: “Ela ocorre a cada 10.000 quilômetros, mas, em casos de uso mais severo ou quando o carro fica parado por um longo período, a substituição deve ser feita semestralmente”, explica. Já a transmissão automática eleva o conforto nos congestionamentos e não dá dores de cabeça. “Só não recomendamos a troca do fluído de câmbio, por inexistir contato com combustível. Assim, reduz-se as chances de contaminação”, diz Alves.
Além de não ter uma suspensão traseira independente como a do Jeep Renegade, que melhoraria a sua dirigibilidade, o Hyundai Creta às vezes mostra problemas com as condições do nosso piso. Carlos Eduardo Monteiro, um dos proprietários consultados, acha o acerto do conjunto “um tanto duro demais”. E Oliveira reclama que seu Creta começou a apresentar problemas nos amortecedores após dois e meio de uso e apenas 50 mil quilômetros rodados. Outro contratempo foi relatado por Monteiro: os painéis das colunas se soltaram por conta de trepidações.
Ainda assim, o Hyundai Creta oferta um bom número de atrativos e pode, sim, ser uma opção interessante de carro usado. “Os modelos do fabricante não devem em nada para os da Honda ou da Toyota. Inclusive tenho alguns clientes que trocaram o Creta por outro Creta. E eu, como mecânico, sem dúvida compraria um”, finaliza Alves.
Hyundai Creta 1.6 Smart Plus 2021
R$ 103.265
Motor: quatro cilindros em linha 1.6, 16V, duplo comando variável, start-stop
Cilindrada: 1591 cm3
Combustível: flex
Potência: 123 cv (g) e 130 cv (e) a 6.000 rpm
Torque: 157 Nm (g) e 162 Nm (e) a 4.500 rpm
Câmbio: automático sequencial, seis marchas
Direção: elétrica
Suspensões: McPherson (d) e eixo de torção (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Tração:dianteira
Dimensões: 4,270 m (c), 1,780 m (l), 1,635 m (a)
Entre-eixos: 2,590 m
Pneus: 215/60 R17
Porta-malas: 431 a 1.396 litros
Tanque: 55 litros Peso: 1.359 kg
0-100 km/h: 11s9 (e)
Vel. máxima: 172 km/h (e)
Consumo cidade: 9,8 km/l (g) e 6,8 km/l (e)
Consumo estrada: 11,7 km/l (g) e 8,1 km/l (e)
Emissão de CO2: 128g/km
Com etanol = 0 g/km
Consumo nota: D
Nota do Inmetro: C
Classific. na categoria: D (SUV compacto)
Pelo mesmo preço
Renault Duster Oroch Dynamique 2.0 AT 2021: R$ 103.389
Uma opção para quem costuma carregar objetos mais volumosos ou gosta de picapes. A caçamba comporta 683 litros e ao volante aparecem até 148 cv e 205 Nm (com etanol). Mas seu câmbio automático é de só quatro marchas.
Volkswagen Polo Highline 200 TSI 2021: R$ 99.448
O motor tricilíndrico 1.0 turbo casado ao câmbio automático de seis marchas entrega 128 cv e 200 Nm, com dirigibilidade bastante divertida. O porta-malas possui 300 litros, e de série, ele vem com um atraente quadro de instrumentos 100% digital.
Toyota Yaris Sedan XLS 1.5 CVT 2020: R$ 98.747
O modelo três volumes acaba de ganhar novo visual. Com 4,425 m de comprimento e entre-eixos de 2,550 m, oferece um porta-malas ainda maior que o do SUV da Hyundai, com 473 litros. O motor 1.5 tem 110 cv e 146 Nm de torque.
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