Os indicadores da pandemia de Covid em Mato Grosso do Sul seguem em queda para novos casos, hospitalizações e óbitos pela doença. A tendência já havia sido apontada pela secretária adjunta de Saúde (SES), Christine Maymone na última live, quando ela destacou a importância da população tomar todas as doses disponíveis para sua faixa etária.
“O melhor de tudo é a gente não precisar de nenhum leito e não contrair a doença. Como faço isso? tomando a vacina! É super importante você estar em dia com o calendário vacinal, se você está apto a tomar a dose de reforço 1 e a dose de reforço 2. levem também as crianças que já podem ser vacinadas”, reforçou.
Boletim epidemiológico desta sexta-feira (18) registra 964 novas infecções pela doença. Maracaju com 289, Itaporã com 206, Campo Grande com 167, Dourados com 94 e Ivinhema com 84, são os municípios que ocupam o topo da lista com novos casos. Nos últimos 6 dias a média móvel decaiu abaixo de 1 mil e hoje está em 843.
Nas últimas 24 horas foram registrados mais 3 mortes de sul-mato-grossenses que residiam em Campo Grande (2) e Sidrolândia (1). Com data do óbito registrada entre 14 a 16 de março, e idades entre 69 e 78 anos, apenas uma das vítimas não tinha comorbidades, conforme o boletim. A média móvel de óbitos também apresentou redução, com 3,7 nesta sexta.
Outro indicador que segue em queda gradativa nos últimos dias é o de pacientes internados. De 3.939 casos ativos atualmente no Estado, 91 são pessoas hospitalizadas em leitos clínicos (44) e de UTI (47). A taxa de ocupação global de leitos SUS/UTI adulto por macrorregião de internação é de 73% em Campo Grande, 65% em Dourados, 47% em Corumbá e 26% em Três Lagoas.
Influenza
O boletim epidemiológico Influenza desta sexta-feira (18) conta com uma nova hospitalização notificada no município de Paranaíba. Com isso, a média da última semana fica em 0,9 casos. Não há novos registros de óbitos pela doença no Estado.