Técnicos da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) e da Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) realizam visitas às propriedades rurais do município para traçar o diagnóstico rural. A iniciativa teve início no fim de 2021 e busca fomentar a criação de políticas públicas para o setor.
De acordo com o secretário de Agricultura Familiar, Ademar Roque Zanata, o trabalho tem o objetivo de retratar a produção dentro do município, bem como levantar as aptidões de regiões e grupos de produtores para determinadas atividades e demandas.
Já para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cleriston Recalcatti, o diagnóstico rural é uma ação contemplada no Plano de Desenvolvimento Econômico do programa Cidade Empreendedora.
“O levantamento feito pelo diretor de Agronegócios da Semdes, Adolfo Garcia e pelo Técnico Agrícola da SEMAF Antonio Giovani tem sido de extrema relevância para que possamos fortalecer a economia local e termos competitividade dentro do cenário nacional”, afirmou.
O Programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram, permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios.