A tarde de quinta-feira (24) foi regada a fortes emoções, durante a solenidade que entregou sessenta e nove novos soldados da Policia Militar do Mato Grosso do Sul a sociedade sul-mato-grossense.
Os novos policiais foram formados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento Policial (CFAP), sob direção do Comandante de Policiamento da Área 1, com sede no 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados.
Mais de 700 pessoas entre convidados, autoridades e imprensa estiveram presentes na Formatura na sede do 3º Batalhão de Polícia Militar de Dourados na Vila Industrial.
As solenidades de formatura militar têm suas peculiaridades e, a Direção de Ensino composta pelo Coronel QOPM Gilberto Gilmar de Santa – Comandante do CPA-1, Tenente Coronel Helbert Davyson Romeiro de Souza – Comandante do 3º Batalhão da PM e também do Major QOPM Matheus Taniguchi – Subcomandante do 3º Batalhão da PM, reservaram algumas surpresas e emoções as autoridades e também aos familiares dos formandos, bem como toda a plateia que assistia o evento.
Já de início, a Guarda Bandeira, que é uma guarda de honra composta por sete policiais militares armados de fuzis históricos, que fazem a escolta da Bandeira do Brasil, do Mato Grosso do Sul e também da Policia Militar, apresentou sua formação com dez mulheres policiais militares.
A honraria as estas policiais fazem parte das comemorações do mês internacional da mulher e é uma formação inédita em solenidades oficiais no Estado de Mato Grosso do Sul e, única no Brasil fora de unidades ou centros de formação militar.
A beleza e a garbosidade dos movimentos, a incorporação da bandeira a tropa e o desfile em continência a maior autoridade presente foram os pontos altos desta guarda de honra inédita.
A entrada dos formandos cantando a canção da PMMS também foi um momento de muita emoção entre as pessoas que assistiam o evento. Orquestrada pela Banda de Música da 4ª Brigada de Cavaria Mecanizada – “Brigada Guaicurus” – os formandos entraram em marcha e cantando a canção da PMMS em alta voz, sendo acompanhados pelos demais militares presentes na solenidade e até mesmo alguns civis da plateia.
Após todos os presentes cantarem o Hino Nacional Brasileiro juntamente com a tropa formada, sob regência do Subtenente Lodoro, foram iniciados os protocolos entrega das divisas aos primeiros colocados e logo após as madrinhas e padrinhos dos formandos também participaram da solenidade, selando os formandos com suas graduações.
Logo após este ato, a Bandeira Nacional tomou o lugar de destaque para realização do compromisso policial militar e também o ato militar da continência regulamentar a bandeira nacional após o ato de promoção a soldado da PMMS.
Homenagens
Os formandos também fizeram as entregas de homenagens as autoridades que participaram ativamente de sua formação e ensino durante todo o curso. Os agraciados foram:
Governado Reinaldo Azambuja, aclamado como nome da 36ª Turma de Soldados da PMMS com sede no CPA-1 Dourados, neste ato representado pelo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira.
O Secretario de Infraestrutura, Eduardo Riedel, que também não pode estar presente, foi aclamado Patrono da Turma.
O Secretario Antônio Carlos Videira e o Deputado Coronel David também foram aclamados Paraninfos da Turma e receberam suas homenagens.
O presidente do sindicato rural de Dourados foi aclamado Padrinho de Honra da Turma “Governador Reinaldo Azambuja” e também foi agraciado.
Também foram homenageados o Comandante Geral da PMMS – Coronel PM Marcus Paulo Gimenez, o Comandante do CPA-1 – Coronel PM Gilberto Gilmar de Santana, comandante do 3º BPM – Tenente Coronel PM Helbert Davyson Romeiro de Souza, o Subcomandante do 3º BPM – Major PM Matheus Taniguchi, os sargentos Silvano Ferreira de Araújo, Sibely Iukyu Decian e Juarez Machado de Souza – Comandantes e instrutores físicos dos pelotões da unidade escola e também a Cabo PM Marcia Vieira Menezes também instrutora e auxiliar do Corpo de Alunos.
Discursos
Após as homenagens, veio o discurso emocionado do Soldado PM Fábio Nogueira Batista que enalteceu todo o comando da PMMS e as mais de 2226 horas aula ministradas durante o curso.
Também agradeceu pela oportunidade que todos os formandos tiveram, de um universo de 36 mil candidatos, serem selecionados para formação e nesta solenidade pela conclusão do ciclo.
Por sua vez, no seu discurso, o comandante Geral da PMMS, Coronel PM Marcos Paulo enalteceu a carreira Policial Militar e formalmente deu as boas vidas a todos os 69 novos soldados a corporação.
Também discursaram os Deputados Estaduais Barbosinha e Coronel David, que são as grandes lideranças da Segurança Pública na Assembleia Legislativa, e finalizando o Secretario Antônio Carlos Videira.
Em seu discurso o secretário fez menção de sua passagem pelo antigo GOF (Grupo de Operações d Fronteira) atualmente DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e de como aprendeu muito com os Policiais Militares que lá prestavam serviço juntamente com o saudoso Coronel Adib Massad.
Encerramento
No encerramento da solenidade a tropa formada pela Banda de Música da Brigada Guaicurus, Comandante da Tropa e Estado Maior, Guarda Bandeira formada exclusivamente por mulheres policiais militares do CPA-1, pelotão dos novos soldados, pelotão formado por policiais do 3º BPM e pelotão formado por Policiais do CPA-1, desfilou em continência ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, retornando somente os formandos a frente do palanque das autoridades para o tradicional “fora de forma.”
Neste retorno, os novos soldados declamaram em alta voz a oração do policial militar, pedindo a Deus a proteção sobre todos os policiais militares e principalmente sobre eles neste início de carreira.
O ato emocionou a todos os presentes e após o “fora de forma”, deu-se por encerrada a solenidade.
Participaram da organização do evento policiais militares da PM-5 do Comando Geral da PMMS, ASSECOM do 3º BPM, Corpo de Alunos do CFSD CPA-1 Dourados, além de todo o efetivo disponível do 3º Batalhão de Policia Militar e demais Batalhões da Área do CPA-1.