Campo Grande agora vai ter ‘Dia Municipal de Conscientização e Proteção ao Ciclista’. A informação foi publicada no Diogrande do dia 7 de Abril. O projeto é uma iniciativa do Vereador Dr. Sandro Benites (Patriotas) e aprovada pela Prefeita Adriana Lopes, também do Patriotas.
O dia será comemorado todo dia 10 de março. A data escolhida foi a mesma que vitimou a ciclista e estudante de Direito, Emanuelle Aleixo Gorski. A jovem faleceu com 21 anos no ano de 2021.
Segundo o Diogrande, um dos objetivos da Lei nº 6.80, é difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte. A intenção é promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida.
Ainda conforme o documento a Lei também tem o intuito de desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres, além de promover debates, campanhas, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável.
De acordo com a publicação, o Poder Executivo poderá, para melhor aplicação dessa Lei, instalar, em suas dependências ou em vias públicas, estacionamentos para bicicletas, conhecidos como bicicletários e paraciclos.
O Vereador Sandro comentou sobre a aprovação da lei e acredita que ajudar a informar a população pode prevenir vidas.
“Queremos a proteção da vida e saúde dos ciclistas, com orientações, campanhas, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável”, destacou Dr. Sandro.