A partir da próxima quarta-feira (13) os adeptos de pescaria poderão utilizar o Parque Antenor Martins, em Dourados, como opção de lazer. O local recebeu três toneladas de peixes, das espécies pacu e tilápia e estará liberado das 7h30 às 19h30 durante a ‘Semana Santa’.
A iniciativa é coordenada pela Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar) e estava suspensa nos últimos dois anos em virtude da pandemia. Segundo o prefeito Alan Guedes (PP), o “Pesque e Leve” acontece no Parque do Lago como lazer para a população e também como alternativa para a redução do consumo de carne vermelha.
“O ‘Pesque e Leve’, com a soltura dos peixes e a liberação da pesca no Parque do Lago foi uma forma que encontramos para incentivar a população e facilitar o acesso ao pescado neste período, além de disponibilizar uma atividade gratuita para as famílias douradenses durante o feriado”, explicou o prefeito.
Segundo o secretário de Agricultura Familiar, Ademar Roque Zanata, este é um projeto desenvolvido pela Semaf, em que cada participante poderá levar até cinco unidades de peixe para casa, independente da espécie do pescado. “A quantidade de 3 toneladas de peixes adultos foi estabelecida pensando na procura pela atividade”, comenta.
Ainda de acordo com o secretário, “a pesca no lago terá horário para ser realizada e não poderá ser feita com outro material além da vara, portanto rede e tarrafas são proibidas. Serão cinco dias de pesca liberada, em que toda a população será bem-vinda”, orienta Zanata, que lembra que nos dias do “Pesque e Leve” será proibida a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas no local.