A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) está reforçando a estratégia de comunicação em três grupos: mulheres, eleitores de Minas Gerais e jovens. A diminuição da diferença entre as intenções de votos entre Lula e Bolsonaro é atribuída, por assessores do presidente, ao início desse direcionamento de campanha.

A última pesquisa Genial/Quaest, divulgada em primeira mão pela CNN nesta quarta-feira (7), apontou que intenção de votos de mulheres em Bolsonaro subiu de 22 para 27 pontos percentuais, de junho a julho de 2022. Auxiliares comemoraram o que chamam de achatamento da distância entre os dois presidenciáveis.

A mesma pesquisa Quaest mostrou que o governo continua com nível elevado de rejeição. Mas houve leve melhora da avaliação entre eleitores das regiões Nordeste e Sudeste.

De olho no voto dos mineiros, Bolsonaro se reuniu nesta semana com o governador Romeu Zema para falar sobre recuperação fiscal do estado e obras em rodovias.

Auxiliares do presidente destacam também à CNN que Minas é um fiel da balança pelo papel importante em outras eleições em que elegeu presidentes. Historicamente, o candidato que vence em Minas é o eleito nacionalmente.

As estratégias de campanha de Bolsonaro têm sido debatidas por diferentes grupos de apoio, o que contribui para um tumulto de ideias, a três meses das eleições.
Há aqueles que pregam o pragmatismo, como aliados da ala militar, políticos mais tradicionais — a exemplo do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira —, e os mais “ideológicos”.

Debate

CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.