D. Pedro I (Foto: Domínio público)

Ele está preservado há mais de 180 anos em uma igreja de Portugal

Uma das relíquias mais bem guardadas da história do Brasil, o coração de Dom Pedro I está a caminho do país para a comemoração dos 200 anos da independência brasileira. Ele está preservado há mais de 180 anos em uma igreja de Portugal. 

O local escolhido para guardar o coração foi a Irmandade da Lapa, uma igreja fundada no século XVIII. A relíquia foi guardada num mausoléu, na capela principal da igreja. São necessárias cinco chaves para encontrar o órgão do imperador do Brasil. E só o prefeito da cidade do Porto tem todas elas.

De acordo com o portal G1, quase nunca o mausoléu é aberto. A última vez foi há poucas semanas, para uma perícia. É que, em fevereiro, o governo brasileiro fez um pedido para que o coração seja trazido para as comemorações do bicentenário da independência, em Brasília.

“Autorizo que o coração de Dom Pedro, primeiro imperador do Brasil, seja transladado para o Brasil em datas a acertar entre o meu gabinete e o Palácio Itamaraty. Serei eu mesmo a garantir e acompanhar o transporte deste importante tesouro da cidade”, destacou o prefeito do Porto.

Veja a repercussão: 

https://twitter.com/prioliveira/status/1548829608035983362?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1549006596432347137%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es2_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.brasil247.com%2Fbrasil%2Fportugal-empresta-coracao-de-d-pedro-i-para-comemoracao-dos-200-anos-da-independencia-desnecessario-dizem-internautas

Fonte: Brasil 247