Policiais militares ambientais de Campo Grande e uma médica veterinária do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) realizaram o resgate de uma anta gestante. O animal foi atropelado nas proximidades da cidade de Ribas do Rio Pardo.
Neste domingo (18), uma equipe da PMA recebeu um comunicado de um usuário da rodovia BR-262, de que no município Ribas do Rio Pardo, a 2 km da cidade, havia um animal silvestre da espécie Tapirus terrestris (anta), ferido após ter sido atropelado por um veículo não identificado.
Os policiais e a médica veterinária foram ao local e verificaram que o animal estava muito debilitado, possuía vários ferimentos provocados pelo atropelamento e não conseguia se levantar, indicando que poderia haver fratura de coluna. Além disso, foi verificado que a anta estava gestante.
Devido a situação de urgência e a necessidade de um local mais apropriado para o atendimento, a anta com aproximadamente 230 kg, recebeu atendimento para tirar dores e, então, foi sedada e levada urgentemente para atendimento em Campo Grande.
Mesmo com o atendimento prestado o animal não sobreviveu devido à gravidade dos ferimentos. A equipe tentou resgatar o feto, porém, ele não estava totalmente formado e morreu.