Crédito: 1º Sgt Brant e Sd Abner
Campinas (SP) – A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) sagrou-se campeã da 52ª edição da NAE (Naval, Aeronáutica e Exército), jogos esportivos realizados entre as escolas preparatórias de formação de oficiais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. A EsPCEx, que não vencia esses jogos desde 2012, conquistou os troféus do atletismo, basquetebol, esgrima, orientação, tiro esportivo e voleibol. A competição ocorreu na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), sediada em Barbacena (MG), no período de 26 a 30 de setembro.
No atletismo, os alunos da EsPCEx venceram diversas provas, como: arremesso de disco, lançamento de dardo, 100 m rasos, 200 m rasos, 800 m rasos, revesamento 4×100 m rasos e 4×400 m. Para a escola, que não vencia a modalidade de atletismo desde a 28ª edição da NAE, há 26 anos, o desempenho no atletismo foi um feito histórico.
O principal objetivo da competição é desenvolver a integração das Forças Armadas, estimulando a camaradagem, a fraternidade e a cooperação, proporcionando um ambiente salutar entre as Forças Armadas brasileiras. Entre os alunos, o objetivo é incentivar o desporto, a formação do espírito de corpo e a determinação em superar seus limites.
Além de esportes tradicionais como o futebol, o vôlei, o basquete, a natação, o judô, o atletismo e o xadrez, os atletas disputam outras provas mais comuns no meio militar como a esgrima, a orientação, tiro esportivo e o o triatlo militar, que consiste em corrida, natação e lançamento de granadas.
A 52ª NAE deixou um legado de harmonia e disputa saudável entre os alunos das escolas de formação.