“Era difícil para andar”, contou a atriz sobre o processo de caracterização para o filme da Netflix.
Após 26 anos, uma nova versão de Matilda estreou na Netflix. Porém, nem Mara Wilson nem Danny DeVito voltam nesta adaptação musical estrelada por Alisha Weir. Mesmo assim, vemos novamente boa parte dos personagens descritos por Roald Dahl em seu livro, como o valente Bruce (Charlie Hodson-Prior), a bondosa professora Jennifer Honey (Lashana Lynch) e, claro, a intragável Agatha Trunchbull (Emma Thompson).
Responsável por dar vida a Sibila Trelawney na saga Harry Potter – quer dizer, a esquisitíssima professora de Adivinhação de Hogwarts –, Thompson encara agora outro trabalho que a deixou praticamente irreconhecível. Para interpretar a cruel diretora da escola que Matilda frequenta, a atriz britânica levava cerca de três horas e meia por dia no departamento de caracterização, que inclui cabelo, maquiagem e figurino.
Foi o que a própria revelou durante a première do filme em Nova York, no início de dezembro. Além de próteses faciais, Thompson precisou colocar enchimento para chegar ao porte de Trunchbull, que, na trama, é medalhista olímpica em lançamento de martelo.
“Cruella demorou muito tempo, mas Matilda foi o mais longo”, confessou Thompson à Variety, referindo-se ao live-action da Disney que gravou com Emma Stone. “Para Trunchbull, havia uma espécie de collant que cobria o corpo todo para simular o peso e os músculos. E também uma calcinha enorme e pesada, um peito falso e tudo mais. Era difícil para andar.”
Já Alisha, de 13 anos, contou que ficou assustada ao se deparar com Thompson devidamente caracterizada. “Quando eu a vi pela primeira vez, ela ainda não estava com toda a maquiagem. Depois, quando a vi pronta, foi um pouco assustador”, admitiu a garota.
“Mas eu sabia que quando ela [abrisse os braços], eu poderia entrar e dar um abraço nela. Eu sabia que, debaixo da maquiagem, estava Emma”, acrescentou Alisha.
Vale lembrar que, no começo desta semana, a gigante do streaming divulgou em seu Twitter um vídeo mostrando o processo de caracterização de Thompson, em especial o rosto e o queixo. Confira a mágica a seguir:
Matilda – O Musical está disponível no catálogo da Netflix. O elenco ainda é formado por Stephen Graham, Andrea Riseborough e Sindhu Vee.