Crédito: Osvaldo Duarte/Arquivo/Dourados News

A quantidade de pessoas que perderam suas vidas após acidentes nas ruas, avenidas e rodovias no município de Dourados cresceu 42% na comparação entre 2021 e 2022.

Foram 40 mortes registradas entre janeiro e dezembro de 2022, contra 28 óbitos contabilizados no decorrer de 2021. 

O balanço foi disponibilizado ao Dourados News nesta quinta-feira (12) pela Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Dourados). 

Apesar do aumento, a diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto, explica que a diferença pode ser justificada como uma “equiparação com uma realidade que já vinha ocorrendo em 2019”. 

“Este foi o ano que atingimos o pico [de movimentação de veículos no trânsito de Dourados] lá de 2019. Em 2021 ainda havia resquício da pandemia [de coronavírus] com diminuição da circulação, assim como houve em 2020, que resultou em uma queda no número de mortes no trânsito”, disse.

No ano passado, apenas em janeiro não foram registradas mortes no trânsito de Dourados. Em fevereiro foram dois óbitos; março teve seis; em abril duas vidas perdidas; maio mais seis; duas em junho; cinco vidas perdidas em julho. 

Dourados registrou ainda três mortes no transido no mês de agosto; quatro em setembro, quatro em outubro, duas em novembro e quatro óbitos contabilizados em dezembro na cidade. 

Sinistros

O balanço estatístico de sinistros no trânsito de Dourados elaborado pela Agetran detalha os tipos de acidentes, de vítimas e de gravidade, além de separar os números por mês. 

Para a diretora Mariana, estes números ajudam a identificar ruas e cruzamentos onde colisões são recorrentes, permitindo ações pontuais com objetivo de melhorar a sinalização. 

Entre os números referentes a tipos específicos de acidentes, chama a atenção a quantidade de ocorrências envolvendo motos, 1.059. Acidentes com carros contabilizados chegaram a 859. 

Os dados compilados pela Agetran revelam ainda quem 1.582 condutores do sexo masculino, contra 790 do sexo feminino. 

Confira os números referentes as ocorrências no transido de Dourados em 2022:

Total de acidentes: 1.419

Apenas danos materiais:  148

Acidentes com moto:  926

Acidentes com embriaguez: 48 

Vítimas do sexo feminino: 583

Vítimas do sexo masculino: 884

Total de vítimas: 1.467

Lesionados: 1.427

Vítimas fatais: 40