a tarde desta terça-feira (21), o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) esclareceram que os novos redutores e controladores de velocidade instalados em Dourados ainda não estão funcionando.
Estão sendo instaladas nas vias douradenses, 61 faixas de radares, 18 faixas de lombadas eletrônicas e 15 faixas de equipamentos para restrição veicular. O investimento é de R$ 35 milhões, por meio do Governo do Estado.
De acordo com o Detran, até o momento já foram instaladas 26 faixas de radares, 18 de lombada eletrônica e 14 de restrição veicular. O processo de instalação envolve sinalização do local, aferição dos aparelhos, ligação com rede elétrica, entre outros.
Segundo a diretora-presidente da Agetran, “após tudo isso, há um período de 15 dias de fase educativa. Ou seja, a pessoa que, porventura, passar na velocidade acima da permitida, vai receber uma espécie de carta informando que ela poderia ter sido notificada. Informando também que ali, a partir de então, tem o controlador eletrônico de velocidade”.
As lombadas terão limite de velocidade de 30 km/h, enquanto para os radares, o limite adotado será de 50 km/h, o que pode ser modificado para 40 km/h, o que dependerá da avaliação ‘caso a caso’ dos pontos.
Conforme informado pelo Dourados News, os aparelhos estão sendo instalados em locais onde têm sido registrados acidentes de trânsito com frequência. A previsão é de que os equipamentos comecem a funcionar a partir de abril.
Tipos de equipamento
Existem duas categorias principais de equipamentos em instalação no município, relacionados à velocidade: os redutores, conhecidos popularmente como lombadas eletrônicas, e os controladores.
O controlador de velocidade, também chamado de radar, verifica se o condutor está trafegando na velocidade máxima permitida, convencionalmente pela via. Ou seja, se determinada rua permite que os veículos trafeguem até 50 km/h, os motoristas e motociclistas só serão multados caso passem acima desse limite.
Por outro lado, os redutores de velocidade, determinam limite menor do que o convencional da via, dependendo da região, como em áreas escolares, por exemplo. Neste caso, mesmo que a via seja de 50 km/h, nas localidades em que existe um redutor, a exigência será de 30 km/h ou 40 km/h, por exemplo, a depender do estudo elaborado para a região.
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