Avatar: O Caminho da Água varreu praticamente o mundo inteiro, mas os filmes de guerra triunfaram no país asiático.
Avatar: O Caminho da Água, a sequência de Avatar (2009), é um dos grandes filmes do ano passado. O longa, dirigido por James Cameron, tornou-se o terceiro filme de maior bilheteria da história do cinema, superando Titanic.
No entanto, embora o retorno de Neytiri (Zoe Saldaña) e Jake Sully (Sam Worthington) tenha sido um triunfo em praticamente todo o mundo, na China houve outro filme que superou o grande blockbuster de Cameron.
O novo lançamento da saga ambientada em Pandora saiu em dezembro de 2022 e encerrou o ano com mais de um bilhão de dólares arrecadados em bilheteria. Atualmente, já soma um total de mais de dois bilhões de dólares em todo o mundo. Mas, enquanto Cameron conquistou muitos territórios com Avatar: O Caminho da Água, na China o sucesso ficou para outro filme.
O filme mais visto no país asiático em 2022 foi The Battle at Lake Changjin II, também conhecido como Water Gate Bridge. É um filme de guerra, sequência de A Batalha no Lago Changjin, que ficcionaliza a luta na Batalha do Reservatório de Chosin contra as forças dos EUA na Guerra da Coréia.
Water Gate Bridge é um filme encomendado pelo departamento de propaganda do Partido Comunista da China como parte das comemorações do 100º aniversário da formação política. O filme, que chegou aos cinemas chineses em fevereiro de 2022, arrecadou mais de US$ 676 milhões no mercado interno.
Avatar: O Caminho da Água entrou em cartaz na China no mesmo dia que nos Estados Unidos: 16 de dezembro. O filme, no início de fevereiro, arrecadou apenas cerca de US $ 236 milhões no mercado interno. Além disso, naquele mês também houve outro título chinês que tirou o primeiro lugar: The Wandering Earth 2. O filme foi lançado em janeiro de 2023 e meio mês depois já acumulava 502 milhões de dólares no país.
O curioso de Avatar: O Caminho da Água na China é que sua exibição nos cinemas deveria ter terminado em 15 de janeiro de 2023. No entanto, o filme de Cameron foi autorizado – junto com Gato de Botas 2: O Último Pedido – a estender sua permanência nas salas por mais 30 dias.
Algo inusitado considerando que sua continuação nos cinemas coincidiu com as comemorações do Partido Comunista da China. Mesmo assim, Avatar 2 não foi um sucesso estrondoso no país asiático como aconteceu em outras partes do mundo.