A nova produção da Disney está sendo acusada de embranquecer uma das personagens principais.

Lilo & Stitch é um dos diversos live-actions de animações da Disney que estão prestes a estrear. No entanto, antes mesmo do início das gravações, a produção já está sendo criticada. O motivo é a escalação de Sydney Agudong como Nani, irmã mais velha de Lilo.

No Twitter, vários fãs da animação questionaram o tom de pele mais claro da atriz em relação à personagem original, afirmando que a Disney está embranquecendo o longa-metragem. Agudong é descendente de havaianos e filipinos nativos e cresceu na ilha havaiana de Kaua’i. Confira alguns dos comentários feitos na rede social:

“Lilo & Stitch é tão próximo e querido do meu coração e um filme tão importante em geral. É uma pena que o casting para a versão live-action esteja empregando colorismo quando seria tão fácil não fazer isso.”

“Em primeiro lugar, Kanaka Māoli vem em uma variedade de tons. Mas, não muda o fato de que o colorismo será o tema do conto no elenco de Lilo & Stitch. E não podemos ignorar como a Disney mostra Kanaka em live-actions.”

“A chamada de elenco para o filme live-action de Lilo & Stitch”, escreveu uma das pessoas, ilustrando na imagem que tons mais claros são “ok” para a Disney, enquanto os mais escuros não são.

Até agora, a Disney ainda não respondeu à controvérsia. Vale mencionar que a Lilo já foi escolhida e será a atriz mirim Maia Kealoha, que desempenhará seu primeiro trabalho no cinema. O live-action está programado para chegar ao Disney+ em 10 de maio de 2024.