Anteriormente às gravações, Reeves estava com um sério problema na coluna, omitindo-o das irmãs Wachowski.
Uma das personalidades mais queridas de Hollywood, Keanu Reeves é aclamado por onde passa. Durante décadas de carreira, o ator estrelou diversos blockbusters de sucesso – e o que muitos não sabem é que o maior deles poderia ter ficado de fora de seu currículo.
Através de uma entrevista recente para o podcast The Art of Action, onde conversou sobre seu último filme, John Wick 4: Baba Yaga, Reeves confessou que passou por poucas e boas durante as gravações de Matrix. Segundo o ator, no fim da década de 1990, quando a ele foi oferecido o papel de Neo, também foi exigido um intenso treinamento ao qual já estava acostumado, mas um problema físico no pescoço poderia ter colocado tudo a perder.
“Eu me encontrei com as Wachowskis e adorei o roteiro, e elas me mostraram uma prévia dos movimentos em câmera lenta, o que foi extraordinário. Uma das coisas que elas falaram na reunião foi sobre o treinamento em artes marciais no estilo de Hong Kong e perguntaram se eu estava tudo bem com isso. O único problema era que eu estava lidando com um problema no pescoço que estava ficando pior; passei alguns anos lutando contra isso e estava formigando. Eu tinha feito um filme chamado Reação em Cadeia, em Chicago, e tinha colocado algumas epidurais, injetadas na espinha. Eu tinha um disco protuberante e um disco fraturado também, e comecei a perder sensibilidade e equilíbrio”, colocou Keanu.
Ele ainda continua:
“E então eu disse sim a Matrix e aos quatro meses de treinamento, mas foi muito ruim. Fui a um médico de pescoço e, basicamente, também tinha estenose espinhal. Minha coluna vertebral estava sendo basicamente comprimida e eles colocaram uma placa no meu pescoço. Nunca contei a ninguém porque não queria contar às pessoas que não seria capaz de fazer o filme. Na época, a maneira de se recuperar de uma cirurgia na coluna era diferente. Eles colocaram um prato no meu pescoço e me disseram para começar a me mover imediatamente. Tive que treinar para o Matrix com um colar cervical.”
Para a felicidade de todos, Reeves conseguiu gravar todas as cenas do longa-metragem perfeitamente, alavancando de vez sua carreira ao estrelato. Como todos sabem, Matrix tornou-se uma das maiores franquias de ficção científica da história do cinema, colocando em um pedestal todo esforço do astro e também a excelência da direção de Lana e Lilly Wachowski.