1ª atividade da equipe será participação em encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo
Mais uma ferramenta de transparência, integridade e de promoção de qualidade na prestação de serviços chega à Câmara Municipal de Dourados. A Escola do Legislativo Professor Wilson Valentim Biasotto, já com pedido de filiação à Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), foi instalada hoje (13). Em breve, terá seu regimento. E de amanhã (14) até sexta-feira (16), a sua equipe participará do 37º Encontro da Abel, em Campo Grande.
A escola douradense irá capacitar os servidores do Poder Legislativo local e também de demais Câmaras de Vereadores da Grande Dourados. Além do mais, será instrumento de integração com a sociedade civil, num contexto de harmonia entre a Casa de Leis e a população, por exemplo disseminando conhecimentos sobre cidadania e fazendo intercâmbio de informações com alunos, professores e funcionários de escolas da educação básica.
Criada oficialmente por meio do Decreto Legislativo Municipal 1.408/22, a escola visa “oferecer suporte conceitual de natureza técnico-administrativa às atividades legislativas e afins”. Dentre as primeiras ideias estão: fazer integração com o Interlegis, programa do Senado Federal para as Casas Legislativas brasileiras, e realizar programa de concessão de bolsas, concursos, premiações e outros projetos educativos, de qualificação, motivacionais e de resgate histórico da Câmara Municipal de Dourados.
“É pública e notória a importância de uma escola do legislativo para fazer com que a instituição cumpra seu papel com mais eficiência e eficácia”, expõe o vereador Sergio Nogueira (PSDB), primeiro presidente da escola. Então, para ele, é fundamental que o Legislativo fortaleça seu trabalho e demonstre sua relevância à comunidade, algo possível também por meio da escola.
A instalação da escola, um momento histórico, ocorreu em reunião no gabinete da presidência da Câmara, com presença do vereador-presidente, Laudir Munaretto (MDB). Ele acredita que esta nova unidade de formação, um sonho da mesa diretora ora concretizado, trará resultados positivos. “Iremos deixar nossa marca e nossa forma de administrar”, ressalta o mdbista.
Equipe da escola
A Escola do Legislativo de Dourados tem em seu organograma, além de Nogueira, que no ato de instalação esteve acompanhado de sua chefe de gabinete, Doracy Moraes dos Santos: o procurador jurídico-adjunto Carlos Augusto de Melo Pimentel, como diretor; e a técnica em redação legislativa e professora doutora Maisa Barbosa da Silva, como coordenadora pedagógica.
O conselho geral da escola da Câmara Municipal de Dourados tem a seguinte composição: Leandro Luiz Belon, procurador jurídico; Tatiane Cristina da Silva Moreno, diretora legislativa; Ligia Galando Montilha, assessora técnica; e Paulo Vinicius Rivas Cardoso, assessor parlamentar. O ato de composição dos membros foi publicado em Diário Oficial na quarta (7).