Em pouco menos de 2 semanas do programa de vendas de carros lançado pelo Governo Federal, cerca de 60% dos recursos ofertados já foram consumidos, o equivalente a R$ 300 milhões, no período de 5 de junho até este sábado (17). 

Uma equipe do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços ) está de plantão em Brasília para monitorar o volume de vendas neste domingo (18), segundo o publicado pelo Estadão. Ainda de acordo com informações,  um balanço deve ser divulgado na segunda-feira (19). Estima-se que 60 mil unidades já foram vendidas. 

No lançamento do programa, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, no entanto, calculou um volume de vendas extras de cerca de 100 mil a 110 mil veículos em razão dos incentivos.

 

Nove montadoras de carros aderiram ao programa, que permite a compra de carros com novos descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Os critérios para os descontos obedecem a três regras: maior eficiência energética, maior densidade industrial e menor preço.

Entre as fabricantes de carros de passeio, aderiram ao programa Renault, Volks, Toyota, Hyundai, Nissan, Honda, GM, Fiat e Peugeot. De acordo com a Pasta, essas montadoras oferecem 233 versões de 31 modelos de veículos para compra com desconto.

Pela medição feita pelo MDIC, só 2 modelos, o Fiat Mobi, em suas três versões, e o Renault Kwid terão o desconto máximo de R$ 8 mil em incentivos fiscais. Os dois compactos são os únicos da lista dos chamados carros de entrada, os mais baratos do mercado.