Colheita de cana-de-açúcar em Pradópolis (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

NOVA YORK (Reuters) – Os contratos futuros de açúcar bruto na bolsa ICE subiram nesta segunda-feira (4), recuperando-se depois de terem atingido mínimas de três meses e meio sob pressão do aumento da oferta no Brasil, enquanto o café arábica caiu quase 3%.

* O contrato março do açúcar bruto fechou em alta de 2,9%, a 25,81 centavos de dólar por libra-peso, depois de estabelecer uma mínima de 3 meses e meio de 24,58 centavos no início da sessão. O contrato registrou perda semanal de 7% na semana passada.

* Os traders disseram que os volumes de negociação têm sido muito elevados nas últimas três sessões, acima de 100.000 lotes, num ambiente volátil.

* Eles acrescentaram que o clima no Brasil deverá permanecer favorável para a produção no curto prazo, a situação logística parece ter melhorado e os sinais técnicos, incluindo spreads próximos, tornaram-se baixistas.

* O Brasil exportou 3,68 milhões de toneladas de açúcar em novembro, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

* O contrato março do açúcar branco subiu 1,8%, para 709,50 dólares a tonelada.

CAFÉ

* O contrato março do café arábica caiu 2,7%, para 1,794 dólar por libra-peso, depois de atingir um pico de seis meses na semana passada.

* Os negociantes disseram que as tão necessárias chuvas deverão acelerar nas áreas cafeeiras do Brasil na segunda quinzena de dezembro, melhorando as perspectivas para o que deverá ser uma safra abundante na próxima temporada.

* As exportações de café verde do Brasil em novembro aumentaram 8%, para 3,91 milhões de sacas.

* O contrato janeiro do café robusta caiu 1%, para 2.546 dólares a tonelada.

(Reportagem de Maytaal Angel e Marcelo Teixeira)