A Reserva de Dourados teve baixa de pelo menos 30 servidores da saúde indigena nos últimos dias. Eles pediram afastamento por estarem em grupo de risco do novo coronavírus. A perda representa 25% do total de 120 profissionais da Saúde como médicos, enfermeiros, dentistas, agentes de saúde, tecnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e auxiliar de saúde bucal.
Membro do Conselho de Saúde Indígena Local, Fernando de Souza, disse que defasagem causa preocupação entre as lideranças. Isto porque serviços como as visitas domiciliares ficam comprometidas. Segundo ele, a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) também é um obstáculo para os profissionais.
A consequencia disso é a sobrecarga de servidores que permaneceram atuando, além de serviços descobertos devido a falta de profissionais e o comprometimento na qualidade dos atendimentos. Fernando diz que a comunidade indígena busca cumprir o isolamento, mas que máscaras de proteção ainda não têm chegado. Segundo ele, ainda não há previsão de reforço das equipes e EPIs.
Fonte:Dourados Agora