Depois de ficar marcado como Homem de Ferro na Marvel, Robert Downey Jr. recebeu uma indicação ao Oscar por Oppenheimer.

Cillian Murphy roubou a cena como o “pai da bomba atômica” em Oppenheimer, mas não foi apenas o astro de Peaky Blinders que brilhou no filme de Christopher Nolan. Robert Downey Jr. também foi indicado ao Oscar como melhor ator coadjuvante pela sua atuação como Lewis Strauss e Nolan não poupou elogios ao ator.

“Com qualquer pessoa com quem você trabalha, com atores… você está procurando algum tipo de conexão emocional e empática”, disse no The Late Show with Stephen Colbert.

“Você está procurando algum tipo de generosidade. Ele [Robert Downey Jr.] tem essa incrível generosidade de espírito. Isso significa que quando ele está em uma cena com outras pessoas, ele está se certificando de que todos estão fazendo o seu melhor, que todos são capazes de trazer o seu melhor para a mesa. Ele os está ajudando a esclarecer essas conexões emocionais”, explicou Christopher Nolan.

Ele ainda revelou que sempre quis trabalhar com Robert Downey Jr. e ressaltou a importância de sua escalação como Homem de Ferro no Universo Cinematográfico Marvel para a história do cinema. “Sempre quis trabalhar com ele. Sempre vi isso em seu trabalho. E ele tem tanto carisma quanto Tony Stark”, acrescentou o diretor de Oppenheimer.

Ele interpretar o Homem de Ferro é uma das decisões de elenco mais importantes já tomadas na história da indústria cinematográfica. Eu queria dar a ele a oportunidade de se perder em um papel, de se perder em outro ser humano, da mesma forma que os grandes atores o amam

Robert Downey Jr. interpretou Tony Stark / Homem de Ferro por 11 anos e foi um dos maiores responsáveis pelo surgimento do Universo Cinematográfico Marvel com sua estreia em Homem de Ferro (2008). Ele se despediu em Vingadores: Ultimato (2019).

Foi com apenas uma frase que Robert Downey Jr. revolucionou a Marvel nos cinemas

Recentemente, Robert Downey Jr. confessou que sua atuação como Tony Stark foi injustamente esnobada ao longo dos anos por ser em uma franquia de super-heróis. “Eu me senti tão exposto depois de estar no casulo da Marvel, onde acho que fiz alguns dos melhores trabalhos que já fiz, mas passou um pouco despercebido por causa do gênero”.

Oppenheimer acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas na Segunda Guerra Mundial. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.