Estes são os “boslonaristas heavy”, que acreditam em tudo o que Jair Bolsonaro, notório por suas fake news, diz. Curiosamente, há forte presença de homens brancos, moradores da região Sul e empresários neste grupo
247 – A análise da pesquisa Datafolha, feita pelos diretores do instituto Mauro Paulino e Alessandro Janoni, revela o tamanho do que muitos consideram ser o gado bolsonarista. “Segundo a escala elaborada pelo Datafolha, a taxa de bolsonaristas ‘heavy’, isto é, eleitores do presidente que o aprovam e confiam em tudo que ele diz, passou de 12% para 14% na população, índice que chega a 37% entre empresários, 31% entre habitantes mais ricos do Sul e 29% entre os homens com renda superior a 5 salários mínimos”, apontam os profissionais, em sua análise.
“No extremo oposto, detratores “heavy”, que não votaram, o reprovam e não confiam em Bolsonaro, oscilaram negativamente dois pontos nos últimos três meses —de 30% para 28%. São principalmente entrevistados que se auto classificam indígenas (42%) e negros (35%). Também ocorrem com mais frequência entre os que se dizem desempregados (39%), estudantes (37%) e entre as mulheres de menor renda (32%)”, dizem Paulino e Janoni.