Com o objetivo de estimular e promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências individuais e profissionais de forma contínua e com foco na efetividade do alcance dos objetivos e metas institucionais, as servidoras do Ceamca (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência), estão participando de rodas de conversa formativas.

A ação que teve início no mês da Campanha Agosto Lilás: Mulheres Vivas, Feminicídio Zero e da campanha #TodosPorElas, fortalece os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Para a coordenadora do Ceamca, Cristiane Duarte, a formação contínua das servidoras é essencial para garantir um atendimento de qualidade à população.

“No Ceamca nós atendemos a diversidade e especificidades das mulheres, crianças e adolescentes e é extremamente necessária uma equipe qualificada e atualizada de forma contínua. Estamos proporcionando momentos muito ricos de trocas de informações e debates sobre temáticas que dizem respeito a todas as demandas do público que aqui é atendido. Com essa prática de formação também estamos valorizando as servidoras, ampliando suas perspectivas e proporcionando novas oportunidades de desenvolvimento”, explica.

O Ceamca atende em média 70 mulheres por mês, sendo essas vítimas da violência doméstica ou qualquer outra agressão por causa do gênero. Desde sua criação no ano de 1999, o centro já realizou mais de 83 mil atendimentos.

A troca de experiências entre profissionais desempenha um papel crucial no processo de formação.

Neste sentido já passaram pelo local, a Coordenadora Núcleo Institucional de Cidadania, da Polícia Civil, delegada Maíra Machado; a Defensora Pública Zeliana Luzia Delarissa Sabala, coordenadora do Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher); a psicóloga representante do Conselho Regional de Psicologia, Vanessa Silva, especialista em atendimento à Mulher Indígena e a Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, Zirleide Silva Barbosa.

Ressaltando que as formações serão continuas e seguirão no decorrer do ano.

“A roda de conversa com pessoas de vários segmentos é muito importante, porque traz conhecimento, atualização de como estão os serviços, a integração dos serviços, o conhecimento da rede para encaminhamento dessas atendidas, como pessoas idosas, indígenas, enfim é um trabalho rico e de integração”, destaca a psicóloga Célia Regina Cavalcante Mortari.

Ceamca

O Ceamca está localizado na Rua Piratininga, 559, Jardim dos Estados em Campo Grande. E disponível nos números de telefone: 0800 067 1236, (67) 99653-5913 ou 3361-6191.

Jaqueline Hahn Tente, Comunicação da Cidadania