Zanatta diz que a transferência durante a “crise ambiental levanta questões” sobre a prioridades do governo após publicação de jornalista
A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou um requerimento que solicita à ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esclarecimentos a respeito de repasses de R$ 315 milhões do ministério para ONGs (Organizações Não Governamentais).
Eis a íntegra do requerimento (114 KB – PDF).
Os pagamentos estão detalhados no Portal da Transparência. As informações foram primeiramente divulgadas pelo jornalista Cláudio Humberto, da Rádio Bandeirantes.
Zanatta apresentou o pedido na 2ª feira (30.out). A deputada quer que Marina preste esclarecimentos sobre quais ONGs foram contempladas e quais critérios foram utilizados para sua seleção.
A congressista também questiona os valores atribuídos a cada uma das instituições e como esses recursos serão utilizados para enfrentar os incêndios florestais que atingem o país.
“A destinação de R$ 315 milhões para ONGs em meio a uma crise ambiental sem precedentes levanta uma questão pertinente sobre as prioridades do governo. Transparência, eficácia e foco na resolução dos problemas urgentes deveriam ser os pilares da atuação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima neste momento”, declarou Zanatta no requerimento.