Primeira reunião ordinária do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de MS (CRIE-MS), nesta segunda-feira, 21, na UCDB – Foto: Assessoria/UCDB

A primeira reunião ordinária do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) da gestão 2024/2025 foi realizada nesta segunda-feira, 21, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Dois convidados externos participaram do encontro: o secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen.

Participaram da reunião o presidente, Pe. José Marinoni (UCDB), o vice-presidente Marcelo Turine (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Jones Dari Goettert (Universidade Federal da Grande Dourados), Elaine Borges Monteiro Cassiano (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), representada na reunião por Jocinei Lopes Araújo, e Laércio Alves de Carvalho (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), representado por Érika Kaneta Ferri.

Também acompanharam os debates a reitora nomeada da UFMS, Camila Ítavo; os pró-reitores da UCDB Taner Douglas Alves Bitencourt (Administração), Rúbia Renata Marques (Graduação e Extensão) e Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-Graduação), e os professores Denilson de Oliveira Guilherme, Heitor Queiroz, Arlinda Cantero Dorsa e Eveli Vasconcelos; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Educação, Sérgio Gonçalves; e o superintendente do Sesi, Régis Borges.

Parcerias

O Conselho pautou dois importantes temas para o desenvolvimento da educação e do mercado de trabalho: a articulação do apoio do CRIE-MS ao Estado na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e novas estratégias para formação qualificada e empregabilidade.

“O CRIE está reunido para discutir a parte da educação do Mato Grosso do Sul; os números não estão bons, porém o Comitê Empresa-Escola [Cempe] já vem discutindo este assunto com os próprios reitores há pelo menos um ano, então nós já temos um material muito interessante para colocar à mesa visando a integração da educação com o desenvolvimento do Estado. Várias ações estão sendo direcionadas para atender às demandas que as empresas estão colocando hoje e beneficiarão a sociedade nesse grande projeto de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, avaliou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.

O secretário Helio Daher, por sua vez, falou sobre os dados do Ideb. “Foi uma opção do Governo do Estado ampliarmos nossa base de alunos avaliados, então passamos de 20% para 80% dos alunos sendo considerados na composição do índice. É uma política do governo, também, não realizar a aprovação direta do estudante — se for preciso reter o aluno, nós vamos fazê-lo. Ainda assim, nosso Ideb aumentou 0,1 ponto. Avaliar o Ideb sem os indicadores sociais é um erro e a parceria com universidades pode ocorrer justamente em intervenções nas comunidades mais vulneráveis. Quero que o acadêmico faça estágio nas escolas com menores índices”, sugeriu o titular da Educação.

A reunião marcou a despedida do reitor da UFMS, Marcelo Turine, do CRIE – MS — ele é membro fundador do conselho e deixará a reitoria da Universidade na próxima sexta-feira (25). O docente recebeu uma placa de homenagem pelo trabalho de construção de uma rede de educação superior em Mato Grosso do Sul.