Deputado é o favorito para substituir Arthur Lira em 2025; PP deve anunciar apoio à candidatura no mesmo dia

O Republicanos vai oficializar, na 3ª feira (29.out.2024), o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), 35 anos, como candidato à presidência da Câmara, para suceder Arthur Lira (PP-AL) a partir de 2025. Conforme apurou o Poder360, o PP (Progressistas) também deve anunciar seu apoio à candidatura de Motta no mesmo dia.

Líder do Republicanos na Câmara, o congressista ganhou força depois do movimento do presidente da sigla, deputado Marcos Pereira (SP), de desistir da candidatura para emplacar um nome com menos resistência. Motta também tem o respaldo de Lira.

O anúncio do apoio de Lira a Motta foi feito pelo líder do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), na rede social Bluesky, ainda em setembro. Até a metade de agosto, Elmar Nascimento (União Brasil-BA) era tido como o favorito de Lira para assumir a presidência da Câmara em 2025 e, assim, manter sua influência política.

O nome de Elmar, porém, enfrentava resistência entre parte dos deputados. Marcos Pereira também retirou-se da disputa para apoiar o correligionário Hugo Motta.

O PP também deve anunciar formalmente seu apoio a Motta na 3ª feira (29.out). O partido de Lira é a 4ª maior bancada da Câmara e integra o “blocão”, aliança que inclui o União Brasil, partido de Elmar.

Em uma contraofensiva a Motta, Elmar fechou uma aliança com Antonio Brito (PSD-BA), também pré-candidato à presidência da Câmara.