Os dois médicos da unidade de saúde do jardim Novo Horizonte em Dourados estão em férias e a equipe de enfermagem teve que assumir o atendimento. 

O Novo Horizonte fica na região leste da cidade e atende vários bairros vizinhos. Maria Ribeiro, de 71 anos, aguarda a reabertura da agenda que só vai acontecer dia 21 de novembro, mesma data quando o médico da equipe de saúde da família dela volta a atender.

“A consulta só marca uma vez ao mês e agora a gente teve que esperar dois meses para agendar uma consulta”, disse ela, que precisa entregar ao profissional uma bateria de exames.

A unidade de saúde dispõe de duas equipes, sendo que cada uma delas é assistida por um médico. O outro profissional também em férias volta ao trabalho no dia 4 de novembro e só atende a sua equipe.

“Eu acho ruim isso porque provavelmente vou precisar reiniciar um tratamento e só o médico pode receitar os remédios. Deveria ter mais organização. Dois médicos nao poderiam tirar férias juntos”, criticou a aposentada.

A reportagem apurou que a equipe de enfermagem tem assumido o lugar dos médicos e em caso de necessidade de atendimento mais urgente uma ambulância é acionada para encaminhar o paciente até a UPA.