Idealizado pelo Centro Cultural Quintal de Palmares, o Festival Novembro Negro será realizado em Dourados entre os dias 11 a 20 deste mês. Poesia, dança, capoeira, manifestações afro-religiosas, gastronomia, música, grafite, exposições com artistas negros da cidade e performances de pintura farão parte do evento.
No dia 20 será marcado por uma grande festa, a partir das 17h, na Praça Antônio João, com a Noite cultural alusiva ao Dia da Consciência Negra, que chega a sua 7ª edição. Na praça terá ainda a feira Afro Zumbi Vive, com expositores, em sua maioria negros, apresentando seus negócios e movimentando a economia da cidade.
Ainda no dia 20 haverá show com o Grupo Terra Seca e com a cantora Ana Paula Lopes, que vai fazer todo mundo cair no samba.
O festival terá ao todo cinco oficinas, sendo elas: bonecas abayomis, turbantes, capoeira, danças brasileiras e atabaque, sendo esta última com acessibilidade em libras.
Haverá também duas palestras formativas – de política de cotas e sobre as religiões de matrizes africanas – com proposta de difundir conhecimento e auxiliar as pessoas a entenderem um pouco mais sobre o racismo estrutural que está por trás do preconceito em relação a esses temas.
O festival foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo estadual, em primeiro lugar na categoria inscrita e possui vários parceiros como: UFGD, UEMS, IFMS, SIMTED, FETEMS, Padaria Cristal, Ile Axé Megemulebaonã, Instituro Mulango, Alagês do Ilê, Proec, Casa da Cultura espaço Guaraoby, Grupo de Pesquisa Mixirum, Sintef, Semc e Prefeitura de Dourados.
A programação completa está nas redes sociais: @festivalculturalnovembronegro e @quintaldepalmares.