Governança do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) participou ativamente da Jornada Ebserh 2024, evento promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que teve início na última segunda-feira (11). A abertura contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o evento, que se estendeu até a quarta-feira (13), reuniu gestores de hospitais universitários de todo o Brasil e representantes governamentais. O objetivo foi fortalecer a gestão hospitalar, focando na inovação e na integração do sistema público de saúde.
Entre as autoridades presentes estiveram a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, e o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida.
Durante o encontro, a ministra Nísia Trindade e o secretário executivo do Ministério da Educação, Leonardo Barchini, realizaram a assinatura simbólica de uma portaria que oficializou o repasse de R$ 211 milhões para nove hospitais universitários da Ebserh, por meio do Programa Nacional de Qualificação e Ampliação dos Serviços Prestados por Hospitais Universitários Federais (PRHOSUS). Esses recursos visam aprimorar a infraestrutura e a qualidade dos serviços oferecidos.
Investimentos para expansão dos hospitais universitários
No âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), também foram anunciados repasses por meio de Termos de Execução Descentralizada (TEDs), destinando R$ 803 milhões para a construção, ampliação e aquisição de equipamentos em 12 hospitais da Ebserh. “Esses recursos beneficiarão todas as regiões do país, reforçando nosso compromisso com a saúde e educação, prioridades nacionais do nosso governo”, destacou a ministra da Saúde.
Integração e inovação na rede Ebserh
Sob o tema “Integrando os Saberes da Rede”, o evento incluiu plenárias e grupos de trabalho que debateram temas como “Paradigmas e possibilidades para a construção de uma Rede Ebserh potente” e “Práticas e saberes para a gestão dos Hospitais Universitários Federais do Futuro”. Esses debates conectaram ensino, pesquisa e assistência à saúde, promovendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e os avanços na saúde digital.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, ressaltou a importância da jornada: “A Jornada Ebserh 2024 representou um momento essencial de escuta e planejamento para o futuro da nossa Rede”, destacando a parceria com o Ministério da Saúde.
Representação do HU-UFGD
Representando o HU-UFGD, o Superintendente Hermeto Macario Amin Paschoalick, acompanhado pela Gerente Administrativa Danielly Vieira Capoano, pelo Gerente de Ensino e Pesquisa Thiago Pauluzi Justino e pelo Gerente de Atenção à Saúde Tiago Amador Correia, integrou as discussões e trocas de experiências durante o evento.
A jornada incluiu ainda uma exposição fotográfica que ilustrou a atuação da Rede Ebserh, destacando projetos e momentos significativos da trajetória dos hospitais universitários em todo o país.
Governança do HU-UFGD aprecia o registro fotográfico do hospital na exposição “Mosaicos”
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.