O CER (Centro Especializado em Reabilitação) de Dourados, inaugurado há exatos 30 dias, começou a funcionar a partir de hoje, de forma parcial. Localizado no bairro Terra Roxa, os pacientes são encaminhados à reabilitação após passar pelo posto de saúde. 

Inicialmente serão atendidas pessoas com
deficiência física e a partir de janeiro a expectativa é possa ser ofertados tratamentos para
pessoas com deficiência visual. Isso porque o CER foi inaugurado faltando equipamentos de oftalmologia. 

O espaço de reabilitação vai funcionar na modalidade 2, com reabilitação física e visual. A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dourados) será a responsável por administrar o CER, via contrato de licitação realizado pela prefeitura e em parceria com o Governo do Estado.

Além da falta de equipamentos para a oftalmologia, outro impasse foi a ausência de computadores no local, indispensável para o setor administrativo em geral, além da falta de ares condicionados. Marcelo Vardasca, presidente da Apae, diz que foi preciso fazer a compra de quatro computadores para iniciar os atendimentos.

A Prefeitura de Dourados é quem deveria inaugurar o CER com todos os equipamentos, que foram adquiridos com emenda parlamentar de R$ 1 milhão enviada pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB). Foi o próprio deputado que também destinou recursos para construir o prédio (R$ 2,5 milhões). Toda a estrutura estava pronta desde 2018 e só veio a ser inaugurada em 18 de outubro deste ano. 

Com o início das atividades, hoje, os atendimentos a serem ofertados serão de ortopedia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social e psicologia.