Uma celebração com um enorme significado, com outorga de honrarias aconteceu nesta noite (27), no Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por proposição do deputado Renato Câmara (MDB), também engenheiro agrônomo, em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS). Alusiva ao dia 11 de dezembro, que se comemora o Dia do Engenheiro, e celebrando os 45 anos do CREA-MS, a solenidade desta quinta-feira marcou vidas de quem tem a trajetória entrelaçada com a história do CREA-MS. Medalhas e Diplomas com o nome do Engenheiro José Francisco Lima foram outorgadas durante a solenidade. Um reconhecimento aos engenheiros, engenheiros agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos e técnicos agrícolas e de Segurança do Trabalho compõem o CREA-MS.
Foto: Wagner Guimarães
O deputado e proponente da solenidade, Renato Câmara, reconheceu os profissionais que são essenciais para a edificações e outras áreas das engenharias. “Poder celebrar os 45 anos do CREA e receber aqui vários presidentes de nosso Brasil, e os engenheiros e todos os integrantes do CREA-MS aqui na Assembleia Legislativa, que é a Casa do Povo. Aqui nós representamos cada rincão do nosso Estado, com os 24 deputados. Para nós, é uma satisfação tê-los aqui, e o reconhecimento de cada dum de vocês, que, no dia-a-dia, com suas ideias e seu trabalho, tem ajudado a fazer crescer esse Estado, que pulsa a cada ano, com a participação ao longo dos 45 anos do CREA-MS, dando segurança a quem precisa de um trabalho do CREA-MS e a todos que são registrados no Conselho, que também podem ter a garantia de que o CREA-MS estará ao seu lado”, ressaltou.
O deputado Roberto Hashioka (União) frisou que a solenidade é um momento de emoção e reconhecimento ímpar. “Um evento como esse nos traz forte emoções, e todos nós que fizemos Ciências Exatas, que não podemos errar. Quero aqui reconhecer o trabalho e colaboração de todos. Mato Grosso do Sul é um Estado novo, e não tenho dúvida que a participação de nós é parte do crescimento do Produto Interno Bruto [PIB] desse Estado”, afirmou.
Foto: Wagner Guimarães
A presidente do CREA-MS, engenheira agrimensora Vânia Abreu de Mello considera o momento importantíssimo. “Essa homenagem é muito importante para nós. É o momento que a gente homenageia e coroa os profissionais que prestam relevantes serviços aqui no nosso Estado para a sociedade Sul-Mato-Grossense. Temos na Assembleia a visão da sociedade, e quando a sociedade reconhece a importância desses profissionais é valorização, é significado, para a engenharia, agronomia e geociências do Estado”, considerou.
Foto: Wagner Guimarães
O Professor Hélio de Lima, que representou a família do engenheiro José Francisco de Lima, homenageado com o nome da medalha do mérito e comenda, expressou o orgulho de ter o nome do irmão gravado em medalha instituída pela ALEMS. “Tenho muita gratidão, é um trabalho realizado, um sentimento de que ninguém faz nada sozinho, nós sempre compartilhamos, aprendemos com outras pessoas novas lições, fazendo novas parcerias, e também que ninguém é eterno, mas as obras ficam, de cada um de nós. Esse reconhecimento da Assembleia, o sentimento é de gratidão de toda a família, porque é importante, não é uma questão de personalismo, é uma questão de reconhecimento”, enalteceu.
O engenheiro de Telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli, presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) agradeceu ao propositor do evento. “Agradecer ao deputado Renato Câmara por enxergar o sistema e propor essa homenagem, o CREA-MS é uma ferramenta importantíssima, não só para o sistema Confea-CREA, é o responsável pela fiscalização e segurança das pessoas e merece esse reconhecimento e dos profissionais que serão contemplados com a homenagem”, definiu.
Homenageados
Foto: Wagner Guimarães
45 personalidades e profissionais de destaque na área foram homenageados. A Resolução 1/2022 instituiu as honrarias que destacam o papel destes profissionais para a evolução das engenharias, agronomia e geociências, no Estado. Vânia Abreu de Melo, presidente do CREA/MS, Vinicius Marchese Marinelli, presidente do CONFEA, Joel Krüger, presidente mútua – Caixa Assistência, Adriana Marlene Morne Pires, Ana Beatriz Paiva Sá Earp de Melo, Antônio Braz Genelhu Melo, Antonio José Meireles Flores, Eduardo Barreto Aguiar, Guilherme Alcântara, Jeder Luciano Maier, Marcos Antonio Camacho da Silva, Rejane Inacio Cameschi, Rodrigo Brandão Fraiha, Wagner Henrique Moreira, Euro Nunes Varanis Junior, Ramiro Saraiva, Marcio Henrique de Carvalho Paniago, Ada maria Pereira Tincani de Lima, Adão Jorge Moraes Castilho, Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão, Antonio Carlos Nascimento, Armando de Freitas, Carlos Nobuyoshi Ide, Conceição de Maria Souza Enéas de Almeida, Daniel de Barbosa Ingold, Denise Engleitner, Dirson Artur Freitag, Eloty Justina Dias Schleder, Felipe Augusto Dias, Geraldo Cardoso de Almeida Junior, Hélio Loureiro Battilani, Hikaru Sonehara, João Carlos Arakaki, José Roberto Moura, Luis Antonio Rodrigues Silva, Luiz Carlos Santini Junior, Marcelo Caleffi de Souza, Maria Valéria Calijuri Mello Vieira Toniazzo, Miguel Tadeu Gonçalves Cadini, Nélio Diório, Reginaldo Ribeiro de Souza, Renato Roscoe, Rodrigo de Lima Costa, Rogério Thomitão Beretta, Sérgio Massafumi Okano, Valdemir Antonio Laura, Valéria Garcia Gabas e Wanly Pereira Arantes.
Foto: Wagner Guimarães
O secretário e Estado de Infraestrutura, Guilherme Alcântara, falou em nome dos homenageados sobre o reconhecimento da construção de Mato Grosso do Sul, que passa pelas mãos das engenharias. “Um compromisso com o futuro de Mato Grosso do Sul e todos aqueles que fazem da nossa terra um exemplo de crescimento e progresso. As realizações nos mostram que a engenharia não é só construção de pontes, estradas e edifícios e sim de sonhos. Reconheço também o papel do Crea-MS, a história de Mato Grosso do Sul se confunde com a história do Crea. Um agradecimento especial a todos os engenheiros, agrônomos e técnicos, são arquitetos de um Estado que não para de crescer, sempre em direção a modernização”, ressaltou.
Resolução
O deputado Renato Câmara entregou aos familiares do engenheiro José Francisco de Lima a reprodução da Resolução 1/2022, que institui, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a medalha e o diploma de Honra ao Mérito Legislativo. A irmã Elenita Lima Weber, o irmão Professor Hélio de Lima, o filho Eloy Azevedo Medeiros de Lima e o neto Gabriel de Lima receberam a reprodução.
José Francisco de Lima era professor do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Geografia (FAENG). Formou-se pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT) em 1976, com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele faleceu em 9 de junho de 2021, por complicações da Covid-19. Na época, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).