Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) estiveram na 27ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e acompanharam os debates sobre o futuro da educação brasileira – tema central do evento em 2024. A conferência reuniu deputados e servidores de todo o País de 3 a 5 de dezembro no Rio de Janeiro (RJ).


Membros da atual diretoria do Sisal participaram do evento

Por iniciativa do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Sisalms), quatro membros da atual diretoria da entidade participaram da conferência – as servidoras Ana Cláudia Gomes (presidente), Edmara Veloso (diretora social), Evellyn Abelha (diretora de comunicação) e o servidor Thiago Debesa (diretor jurídico). 

“É muito importante que nós servidores estejamos integrados não só com os deputados, mas também com a sociedade para a construção de políticas públicas efetivas, pois é, por meio do trabalho técnico do servidor público, que elas se tornam realidade. Neste evento nacional, temos a oportunidade de ouvir diferentes atores da iniciativa pública e privada e de trocar informações sobre o futuro da educação a fim de buscarmos desenvolver no Legislativo ações que beneficiem o cidadão e o país”, pontuou a presidente do Sisalms. 

Um dos destaques da conferência foi o painel O Papel do Legislativo na Transformação Educacional com o ex-ministro da Educação Cristovam Buarque, defensor da implantação de um Sistema Único de Educação. “São os políticos que podem lutar pela criação de um sistema que funcione bem para todos. Hoje, o Ministério da Educação não funciona como um sistema de educação básica, é preciso que se crie isso para o nosso país avançar. Hoje só os ricos têm direito a escolas boas, os outros não. O Brasil precisa de um Sistema de Educação em que todos tenham acesso à escola de qualidade”, argumentou Buarque.

Os conferencistas também abordaram O Papel das Escolas Legislativas na Formação dos Servidores nas Políticas Públicas. Cinco escolas legislativas apresentaram iniciativas como os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). “A partir da mudança de paradigma da Elerj, alcançamos mais de 150 servidores, que hoje estão prestando melhores serviços à sociedade. Contar com o apoio da nossa diretoria e da presidência da Alerj faz toda a diferença”, avaliou Maria Alice Tavares, servidora da Elerj.

O diretor jurídico do Sisalms avalia ser fundamental a participação em eventos da Unale para ampliar contatos e trocar experiências com servidores de outros estados que enfrentam desafios similares. “Essa interação ajuda a identificar novas soluções para problemas cotidianos das assembleias legislativas, considerando as semelhanças entre as demandas estaduais”, afirmou Debesa.

Prêmio Assembleia Cidadã


Durante o evento houve a entrega do Prêmio Unale Assembleia Cidadã

Durante o evento foram revelados os ganhadores da 5ª edição do Prêmio Unale Assembleia Cidadã. As assembleias legislativas do Espírito Santo, Bahia e Paraíba ganharam nas categorias Projetos Especiais, Gestão e Atendimento ao Cidadão respectivamente. A premiação incentiva os projetos desenvolvidos pelos legislativos estaduais que buscam modernizar os processos legislativos, humanizar o atendimento e melhorar os serviços prestados à população.

“Participar de um evento como a Unale é uma grande oportunidade de trocar experiências com servidores de assembleias mais desenvolvidas na prestação de serviços à sociedade. Isso se torna uma motivação para nosso trabalho e uma forma de provocar nos colegas a necessidade de ir além da instituição, como são os projetos que concorrem ao prêmio Assembleia Cidadã e que são apresentados a cada edição e que, além de devolverem para a sociedade o que ela investe em nós, servidores, também promovem o espírito de sociedade, cidadania e equipe”, disse Edmara.

Servidores da ALEMS em evidência no cenário nacional

No primeiro dia da 27ª Conferência da Unale, os diretores do Sisalms participaram do 50° Encontro da Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale) – entidade que reúne os sindicatos e associações de assembleias legislativas do Brasil e do Poder Legislativo federal. Durante a reunião, as entidades sindicais trocaram experiências e ideias sobre a defesa dos direitos dos servidores públicos dos poderes legislativos.


Ana Cláudia apresentou as principais atividades e conquistas do Sisalms

A presidente do Sisalms falou sobre o trabalho da gestão 2022-2025 do sindicato. A diretoria de comunicação apresentou um vídeo contendo as principais atividades e conquistas do Sisalms nos últimos dois anos com destaque para a aprovação dos novos Estatuto e Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores da ALEMS.

Além disso, o vídeo mostrou as várias ações sociais do Sisalms alusivas aos 35 anos de criação do sindicato mostrando a representativa participação de filiados e demais servidores do parlamento sul-mato-grossense. Para finalizar, foi feito um agradecimento especial à Fenale e aos colegas dos sindicatos do Poder Legislativo estaduais e federal, pois parte das estratégias da gestão 2022-2025 foram articuladas a partir de experiências trocadas nos encontros da Fenale de 2022 e 2023.

Ainda durante o encontro nacional, diretores do Sisalms tomaram posse na gestão da nova diretoria da Fenale para o triênio 2024-2027. Alexandre Melo, presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Sindalesc), assumiu a presidência da Fenale e o novo presidente contará com a participação de dois representantes do Sisalms na gestão.

Ana Cláudia Gomes, presidente do Sisalms, foi empossada vice-presidente da região Centro-Oeste da Fenale e Thiago Debesa, diretor jurídico do sindicato, assumiu como suplente da nova diretoria da instituição. “A participação do Sisalms na nova direção da Fenale é essencial para fortalecer a defesa de pautas nacionais dos servidores legislativos, garantindo representatividade e articulação no Congresso Nacional em questões que impactam diretamente a categoria”, destacou Debesa.

Para a Ana Cláudia, fazer parte de uma organização nacional representa um patamar mais elevado da luta sindical. “Pautas que envolvem questões conjuntas dos servidores públicos do Poder Legislativo de todo o Brasil e dos servidores públicos em geral passam a fazer parte do cotidiano do Sisalms, o que só engrandece e fortalece nossa luta”, disse Ana Cláudia.

Evellyn Abelha/Sisalms

Com informações da Ascom/Unale